segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Semáforo sonoro
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social
Normas Brasileiras de Acessibilidade
Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência a edificações, espaço, mobiliário e equipamento urbanos. (Arquivo PDF, 3MB)
2.NBR-13994
(out-97) - Elevadores para transporte de pessoa portadora de deficiência.
3.NBR-14020
(dez-97) - Transporte - Acessibilidade à pessoa portadora de deficiência - Trem de longo percurso;
4.NBR-14021
(2ª Edição 2005) - Transporte - Acessibilidade à pessoa portadora de deficiência - Trem metropolitano;
5.NBR-14022
(dez-97) - Transporte - Acessibilidade à pessoa portadora de deficiência em ônibus e trólebus, para atendimento urbano e intermunicipal.
6.NBR-14273
Acessibilidade da pessoa portadora de deficiência no transporte aéreo comercial
7.NBR-14970-1
Acessibilidade em veículos automotores - Parte 1 - Requisitos de dirigibilidade
8.NBR-14970-2
Acessibilidade em veículos automotores - Parte 2 - Diretrizes para avaliação clínica de condutor com mobilidade reduzida
9.NBR-14970-3
Acessibilidade em veículos automotores - Parte 3 - Diretrizes para avaliação da dirigibilidade do condutor com mobilidade reduzida em veículo automotor apropriado
10.NBR 15250
Acessibilidade em caixa de auto-atendimento bancário
11.NBR 15290
Acessibilidade em Comunicação na Televisão
12.NBR 15320
Acessibilidade à pessoa com deficiência no transporte rodoviário
13.NBR 14022:2006
Acessibilidade em veículos de caracteristicas urbanas para o transporte coletivo
14.NBR 15450:2006
Acessibilidade de passageiros no sistema de transporte aquaviário
15. NBR 15570
Transporte — Especificações técnicas para fabricação de veículos de características urbanas para transporte coletivo de passageiros
16.NBR 15646
Acessibilidade — Plataforma elevatória veicular e rampa de acesso veicular para acessibilidade em veículos com características urbanas para o transporte coletivo de passageiros— Requisitos de desempenho, projeto, instalação e manutenção.
Terceira edição da campanha “Dia de Sonho”
Na primeira edição da campanha foram vendidos 129 mil sonhos. Já na segunda, houve um aumento de 262%, totalizando 338 mil sonhos. O grande crescimento foi devido em parte a venda direcionada para as empresas. A partir de 100 caixas com quatro unidades, a empresa ou consumidor pode ter o nome personalizado nos tíquetes de troca. As vendas por este sistema já começaram e a expectativa de vendas para essa terceira edição é de 400 mil unidades.
Pessoas com Mobilidade Reduzida - Como solicitar o serviço oferecido pela Iberia?
A Iberia, sensível a esta necessidade, concentra os seus esforços na prestação de um serviço profissional, com vista a garantir a acessibilidade ao transporte aéreo, a satisfação das necessidades destes passageiros e o respeito pela sua segurança e dignidade. A todos eles, prestaremos uma assistência especial nas áreas terminais dos aeroportos, a bordo e durante as ligações entre voos.
No momento da reserva, necessitamos que nos indique, expressamente, qual é a sua incapacidade ou, se for o caso, a atenção especial de que precisa para o seu transporte. O nosso pessoal de reservas, assessorado pelo nosso Serviço Médico, proporcionar-lhe-à a informação que necessite, reservando-lhe o lugar mais adequado às suas circunstâncias pessoais e solicitando a disposição dos serviços necessários.
Cada um dos aviões da Iberia dispõe de um número limitado de lugares destinados a estes serviços. Por outro lado, as normas de Aviação Civil limitam o número de passageiros com mobilidade reduzida por voo, de acordo com o tipo de incapacidade e de outras circunstâncias. Para prever o tipo de meios necessários à correcta prestação deste serviço, a reserva terá de ser efectuada 24 horas antes da data de partida prevista. Por estas razões, recomendamos-lhe que reserve o seu lugar com a maior antecedência possível.
É responsabilidade das companhias aéreas, dos aeroportos e dos agentes de serviços relacionados com ambos, atender às necessidades destes passageiros. Assim, os passageiros com mobilidade reduzida têm a responsabilidade de especificar as suas necessidades pelos canais adequados para o efeito.
Atendimento das necessidades das pessoas com mobilidade reduzida
Definição :
São denominadas pessoas com mobilidade reduzida (PMR's) todas as pessoas cuja mobilidade é reduzida devido a qualquer deficiência física (sensorial ou de locomoção), deterioração das faculdades intelectuais, idade, ou qualquer outra causa de incapacidade, ao utilizar um meio de transporte e cuja situação requeira especial atenção e a adaptação dos serviços que estão à disposição de todos os passageiros às necessidades dessa pessoa.
Postulados Básicos:
As PMR têm os mesmos direitos de liberdade de movimento e liberdade de escolha que qualquer outro cidadão. Isto serve tanto para as viagens de avião como para todas as outras situações da vida.
É da responsabilidade das companhias aéreas, dos aeroportos e dos agentes de serviços relacionados com ambos atender às necessidades das PMR. Deste modo, é da responsabilidade das PMR especificar as suas necessidades pelos canais adequados no momento adequado.
Deve-se proporcionar a informação necessária para que as PMR possam planear e fazer as suas viagens.
Os custos derivados do atendimento às PMR não se devem repercutir directamente nelas.
Incapacidade e doença não deverão ser equiparados, e portanto, não se deve exigir às PMR que efectuem declarações médicas acerca das suas incapacidades como condição prévia para a viagem.
Serão consultadas as organizações que representam as PMR nos assuntos relacionados com o atendimento dos mesmos.
Será proporcionada ao pessoal a formação apropriada para compreender e satisfazer as necessidades das PMR.
Os controlos de segurança e o controlo serão realizados de maneira a que a dignidade das PMR seja respeitada.
Deve-se permitir às PMR o maior grau de independência possível.
Práticas das Companhias Aéreas:
Nenhuma companhia transportadora recusará uma PMR excepto quando este não possa ser transportado sem perigo ou não possa ser acomodado fisicamente ou quando não seja possível prestar os serviços específicos durante o voo. Quando o transporte for negado a uma PMR, as companhias explicarão de forma clara e explícita as causas da rejeição.
Os passageiros PMR que não sejam auto-suficientes, deverão viajar sempre acompanhados. A companhia aérea não presta assistência sanitária, higiénica ou de segurança. Para mais informações deverá consultar o departamento de reservas.
As companhias aéreas tentarão procurar opções técnicas e operativas para melhorar o acesso e as facilidades nos aviões de todos os tamanhos, especialmente quando sejam empreendidos trabalhos de acomodação importantes.
Nos casos em que não seja possível um itinerário directo para uma PMR, (por exemplo, devido ao pequeno tamanho do avião), as companhias aéreas esforçar-se-ão por propor uma alternativa aceitável.
Independentemente do tamanho do aeroporto ou da aeronave, a dignidade das PMR deverá ser respeitada nas formalidades para o embarque e desembarque.
As companhias aéreas proporcionarão a bordo, quando o espaço o permita, instalações adaptadas para facilitar a autonomia das PMR dentro dos limites sanitários, higiénicos e de segurança.
As PMR gozarão de igualdade quanto a opções de atribuição de lugares, com as limitações dos requisitos de segurança. As companhias aéreas explicarão de forma clara e explícita os motivos para a não atribuição de um assento específico quando o pedido não seja atendido por motivos de segurança.
Os cães-guias serão transportados na cabina em conformidade com as normas da companhia aérea e de importação nacionais. Quando forem transportados, não será cobrado nenhum preço. Não se cobrará às PMR o transporte dos objectos básicos que facilitem a sua mobilidade nem outros elementos essenciais auxiliares no caso de incapacidade.
As companhias aéreas devem tomar todas as medidas razoavelmente possíveis para evitar a perda ou dano dos objectos que facilitem a mobilidade ou de outros elementos auxiliares nos casos de incapacidade. Quando essa perda ou dano se produz, as companhias aéreas tomarão as medidas apropriadas para satisfazer as necessidades individuais imediatas de mobilidade.
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Niteroi acessível
Ao longo do ano, serão sete eventos espalhados em diversos bairros, como Sapê, Engenhoca, Itaipu e Ilha da Conceição. Entre as instituições participantes, estão Pestalozzi, Leão XIII, APAE, ANDEF, INSS, Cruz Vermelha e FAETEC. Veja alguns serviços que serão oferecidos:
O Consciência Ampla, é claro, não poderia ficar de fora dessa. Em 2010, o programa participou de todas as edições do Niterói Acessível, levando informações sobre consumo consciente de energia e sustentabilidade a mais de mil participantes. Além disso, 12 clientes foram beneficiados pela Troca de Geladeiras.
Tânia Rodrigues, secretária de acessibilidade, garante: “estamos ampliando este evento numa grande campanha de conscientização e prestação de serviços para que cada vez mais Niterói se torne uma referência em cidade acessível”.
Confira o cronograma abaixo:
27/07/2011 – Região de Sapê, Badu e Matapaca
24/08/2011 – Engenhoca
28/09/2011 – Itaipú
26/10/2011 – Ilha da Conceição
30/11/2011 – Região de Engenho do Mato, Serra Grande e Várzea das Moças
21/12/2011 – Câmara dos Vereadores
Na agenda da semana, que publicamos semanalmente aqui no Blog, você terá mais informações sobre as datas e os locais de cada edição. Acompanhe e participe!
Fonte: http://www.sustentabilidade.org.br/info_det.asp?codigo=2094
segunda-feira, 27 de junho de 2011
O II Workshop de Saúde no Rugby em Cadeira de Rodas será realizado nos dias 11 e 12 de agosto, no CIAD Mestre Candeia, Rio de Janeiro, Brasil.
Este Workshop contará com uma programação composta por profissionais de elevada qualificação que estarão proferindo palestras de relevante importância na área. Confira a PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA II WORKSHOP
O público-alvo será constituído por profissionais de todas as áreas, acadêmicos, atletas, pesquisadores, docentes com interesse de estudo no campo do esporte em especial, no Rugby em Cadeira de Rodas.
Para efetuar sua INSCRIÇÃO, faça o download do arquivo FORMULÁRIO FINAL II WORKSHOP DE SAÚDE 2011, preencha-o e envie para o e-mail: marcia@rugbiabrc.org.br, informando a data em que foi efetuado o depósito, sendo indispensável apresentar no dia do evento, o comprovante original do mesmo.
Serão emitidos Certificados aos participantes que obtiverem freqüência superior a 75% no II Workshop de Saúde no Rugby em Cadeira de Rodas.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Autonomie, grand âge, handicap
Fonte: http://www.cotedor.fr/cms/lang/fr/pid/1522
INAUGURAÇÃO DA CASA ACESSÍVEL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DO RECIFE
Visitação gratuita
Local: Shopping Center Recife - Rua Pe Carapuceiro, 777 , 1ª piso - Boa Viagem - Recife/PE.
Horário de visitação:
Segunda a sábado – 10h às 22h.
Domingo - 12h às 21h.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
INSTITUTO MUITO ESPECIAL CONVIDA PARA ABERTURA DO II PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL E PRODUTIVA DO RIO
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Botafogo fecha parceria para esportes paraolímpicos
domingo, 3 de abril de 2011
La sarbacane à l'honneur
La sarbacane à l'honneur
Deporte-aventura para ciegos
sexta-feira, 1 de abril de 2011
PROEFA
O que é PRI?
Seleção Brasileira Paraolímpica
O primeiro encontro vai acontecer entre os dias 30 de Janeiro a 05 de Fevereiro, na cidade de São Caetano do Sul (SP). No total, 22 atletas de diversos clubes de todo país foram convocados. O ano de 2011 é importante porque no mês de novembro o Brasil disputa os Jogos Parapan-americanos de Guadalajara.
Fonte: http://www.andef.org.br/noticias/noticias258.php
Por Gustavo Carvalho (gustavo@andef.org.br)
Oportunidade de estágio na ANDEF
terça-feira, 29 de março de 2011
Jogos Inclusivos
Esporte Adaptado
segunda-feira, 28 de março de 2011
OMDA-Organização para o Movimento e o Desporto Adaptado
Associação desportiva para deficientes
A história do Esporte Adaptado no Mundo e no Brasil
O esporte adaptado
domingo, 27 de março de 2011
A EDUCAÇÃO FÍSICA PERANTE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES
Fonte: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewFile/3649/2515 Autores: David Rodrigues
HISTÓRIA E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Como você pode contribuir para inclusão da Pessoa Portadora de Deficiência
CORDE
Dia 03 de dezembro
Cedipod
Deficiência ou Eficiência?
Mitos sobre a pessoa com deficiência
Acessibilidade
O maior site para pessoa com deficiência
Fonte: http://www.deficienteonline.com.br/o-maior-site-para-pessoas-com-deficiencia-do-brasil_pcdsc_468.html
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
CALIDAD DE VIDA Y SITUACIÓN DE DISCAPACIDAD
Palabras clave: Calidad de vida, evaluación de la discapacidad, rehabilitación.
Autores: Claudia Patricia Henao Lema e Lida Maritza Gil Obando
Fonte: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-75772009000200009&lang=pt
O cuidar do aluno com deficiência física na educação infantil sob a ótica das professoras
Palavras-chave: educação infantil; cuidados com a criança; deficiente físico; profissional da saúde; educação especial.
Autores: Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo e Caline Cristine de Araújo Ferreira
O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre pessoas com deficiência
Palavras-chave: deficiência; formação em educação física; imaginário coletivo; procedimento desenho-estória com tema.
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822009000200012&lang=pt
A percepção de qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência física pode ser influenciada pela prática de atividade física?
Palavras-chave: qualidade de vida, atividade física, deficiência física.