sexta-feira, 1 de abril de 2011

PROEFA






Sobre o PROEFA

Desde 1989, nós do PROEFA (Programa de Educação Física Adaptada) desenvolvemos currículos de educação física adaptada para grupos de indivíduos com deficiências das instituições locais de Rio Claro. Nosso objetivo é desenvolver e adaptar atividades, em grupo ou individualizada que incluem habilidades motoras básicas, aptidão física, habilidades da vida diária e competências em relacionamentos sociais. O PROEFA é uma oportunidade de desenvolvimento e reeducação motora através de atividades de desenvolvimento, recreativas, condicionamento físico, jogos, expressão corporal e danças, atividades alternativas (ex. na natureza, pet terapia), e atividades esportivas, segundo o modelo da educação inclusiva com tutoria cooperativa.


Sobre o FAFA

Anualmente, sob a coordenação da Dra. Eliane Mauerberg-deCastro, alunos do curso de Educação Física e do PROEFA (Programa de Educação Física Adaptada) organizam o Festival de Atividade Física Adaptada (FAFA) na UNESP. O primeiro evento ocorreu em 1998. No FAFA, alunos com deficiências de escolas e instituições locais oferecem oportunidades de aprendizado aos alunos universitários, os quais põem em prática as teorias e técnicas em educação física adaptada que eles aprenderam na disciplina de educação física adaptada.


Sobre o E-PROEFA

O Encontro do Programa de Educação Física Adaptada (E-PROEFA) da UNESP é organizado pelos alunos do 2º ano do curso de Educação Física e do PROEFA (Programa de Educação Física Adaptada). O objetivo deste encontro é proporcionar um reencontro de integrantes do PROEFA, profissionais das áreas da saúde e da educação especial, e alunos de graduação e PG da UNESP de modo a incentivar reflexões acerca da educação física adaptada. Ao longo de mais de 20 anos de existência do PROEFA inúmeras pessoa marcaram a identidade do programa e o perfil do profissional de educação física da UNESP que se envolveu com a área de deficiências. É para estas pessoas que o E-Proefa foi criado. O E-PROEFA, integrado com o Festival de Atividade Física Adaptada (FAFA), também é uma oportunidade de capacitação para profissionais.



4 comentários:

  1. Muito legal ver que pessoas se mobilizam e criam instituições para ajudar o próximo, não só com a atividade física em si, mas utiliza da natureza e de outros meios, para incluir os deficientes na sociedade

    ResponderExcluir
  2. Muito bom e proveitoso para ambos, tanto os deficientes quanto os alunos da universidade, que além de socializar e alegrar os deficientes, "treinam" e evoluem seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom e proveitoso para ambos, tanto os deficientes quanto os alunos da universidade, que além de socializar e alegrar os deficientes, "treinam" e evoluem seus conhecimentos, não só com a atividade física em si, mas utiliza da natureza e de outros meios, para incluir os deficientes na sociedade e sendo assim, podemos lutar contra esse preconceito na sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Interessante o trabalho da PROEFA de insentivar os portadores de necessidades especiais a praticar esportes que são considerados radicais até mesmo para aqueles que não são privados de nenhum dos seus sentidos.

    ResponderExcluir