domingo, 27 de março de 2011

A EDUCAÇÃO FÍSICA PERANTE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES

Fonte:

A Educação Inclusiva é uma orientação dominante na maioria dos países que subscreveram a Declaração de Salamanca em 1994. Ao se definir a Educação Inclusiva (EI) como "para todos e para cada um", procura-se desenvolver e construir modelos educativos que rejeitem a exclusão e promovam uma aprendizagem livre de barreiras. A Educação Física (EF), enquanto parte integrante e inalienável do currículo, tem-se mantido à margem deste movimento inclusivo. Se por um lado as aparências indicariam uma menor dificuldade na inclusão de alunos com dificuldades nas aulas curriculares de EF, a realidade nos indica, no entanto, que o professor de EF se encontra menos apetrechado para responder aos desafios da Inclusão. Existe na EF uma "dupla genealogia de Exclusão", que implica uma maior dificuldade em responder à diversidade. É sugerido que sejam melhorados os modelos de formação e apoio para possibilitar uma resposta mais adequada do professor de Educação Física.

Fonte: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewFile/3649/2515 Autores: David Rodrigues

5 comentários:

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  2. Importante que o profissional de educação física se especialize nessa área, para dar suporte no processo de inclusão,são poucos profissionais especializados e preparados para esse mercado de trabalho.

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  3. Seria bom ver mais profissiaonais capacitados nessa area de inclusao social com os deficientes.

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  4. A educação inclusiva exige uma certa especilização, pois não são todos os profissionais que estão adeptos para este tipo de função. A capacitação aproxima o profissional e faz com que ele trate a situação com mais intimidade e experiência.

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  5. Seria ótimo que sempre ouvesse a inclusão para que se promovesse uma aprendizagem com significado para o portador de necessidades especiais,parta tanto,se faria necessário que ouvesse realmente um investimento na capacitação dos profissionais da nossa área,para que em hipótese nenhuma mesmo sem querer,promovamos a exclusão de nosso aluno de qualquer atividade.(Patricia Lopes)

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