Fonte:
A Educação Inclusiva é uma orientação dominante na maioria dos países que subscreveram a Declaração de Salamanca em 1994. Ao se definir a Educação Inclusiva (EI) como "para todos e para cada um", procura-se desenvolver e construir modelos educativos que rejeitem a exclusão e promovam uma aprendizagem livre de barreiras. A Educação Física (EF), enquanto parte integrante e inalienável do currículo, tem-se mantido à margem deste movimento inclusivo. Se por um lado as aparências indicariam uma menor dificuldade na inclusão de alunos com dificuldades nas aulas curriculares de EF, a realidade nos indica, no entanto, que o professor de EF se encontra menos apetrechado para responder aos desafios da Inclusão. Existe na EF uma "dupla genealogia de Exclusão", que implica uma maior dificuldade em responder à diversidade. É sugerido que sejam melhorados os modelos de formação e apoio para possibilitar uma resposta mais adequada do professor de Educação Física.
Fonte: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewFile/3649/2515 Autores: David Rodrigues
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirImportante que o profissional de educação física se especialize nessa área, para dar suporte no processo de inclusão,são poucos profissionais especializados e preparados para esse mercado de trabalho.
ResponderExcluirSeria bom ver mais profissiaonais capacitados nessa area de inclusao social com os deficientes.
ResponderExcluirA educação inclusiva exige uma certa especilização, pois não são todos os profissionais que estão adeptos para este tipo de função. A capacitação aproxima o profissional e faz com que ele trate a situação com mais intimidade e experiência.
ResponderExcluirSeria ótimo que sempre ouvesse a inclusão para que se promovesse uma aprendizagem com significado para o portador de necessidades especiais,parta tanto,se faria necessário que ouvesse realmente um investimento na capacitação dos profissionais da nossa área,para que em hipótese nenhuma mesmo sem querer,promovamos a exclusão de nosso aluno de qualquer atividade.(Patricia Lopes)
ResponderExcluir