domingo, 27 de março de 2011

Mitos sobre a pessoa com deficiência

■A sensibilidade é uma característica que algumas pessoas desenvolvem, tendo ou não uma deficiência. As pessoas, independente de terem ou não uma deficiência, podem apresentar diferentes limiares de sensibilidade. Aquelas que apresentam limiares mais baixos podem ser afetadas por ocorrências ínfimas do ambiente, enquanto que as que apresentam limiares mais altos, podem ser afetadas somente por ocorrências mais significativas.

■Muitas vezes, as pessoas superprotegem, ou evitam críticas à pessoa com deficiência, preocupadas com sua “sensibilidade”.

■Ao contrário disso, devemos tratar as pessoas com deficiência, da mesma maneira com que tratamos qualquer pessoa.

■Quando se superprotege, impedimos a pessoa com deficiência a exercitar sua auto-análise e assim, perceber e modificar-se, naquilo em que é inadequada. Fonte: www.deficienteonline.com.br

9 comentários:

  1. conclusão temos que tratar as pessoas de igual pra igual !

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, o assunto abordado é a igualdade social para os portadores de necessidades especiais, é interessante não passar sentimento de pena, e também não sentir, pois exite uma capacidade enorme nessas pessoas, é uma questão de conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. Sem preconceito, podemos ir longe, somos todos iguais.....

    ResponderExcluir
  4. com certeza devemos tratar as pessoas com deficiência da mesma maneira com que tratamos qualquer outra pessoas. superproteção aos deficientes pode causar medo e impedir que eles exerçam tudo que são capazes para se superar.

    ResponderExcluir
  5. Muitos tratam os deficientes de uma forma diferente achando que estão ajudando, como se evitar falar certas coisas diminuirá o sofrimento, evitará o sentimento de exclusão e a sensação de incapacidade e é exatamente o contrario! Somente mostrando que todos são iguais é que ajudamos!

    ResponderExcluir
  6. acho que nós profissionais devemos passar isso para o publico desprovido de informação que tratam eles com um certo receio enquanto devemos tratalos com igualdede e não com diferenças que assim estamos ajundando os superar bloqueios de que são diferentes..

    ResponderExcluir
  7. A pessoa deficiênte não tem que ser visto como coitadinho,e sim como um grande homem e uma grande mulher que tem o mesmo ,ou maior ainda potêncial para fazer tudo o que uma pessoa sem deficiência faz !

    ResponderExcluir
  8. Não existe essa história de que deficientes, negros, brancos, etc, merecem diferentes formas de tratamento, todos somos iguais, independentemente de raça, religião, deficiente ou não.

    ResponderExcluir
  9. Deveria sim de uma vez por todas acabar com qualquer tipo de preconceito isso sim...

    ResponderExcluir