segunda-feira, 28 de março de 2011

OMDA-Organização para o Movimento e o Desporto Adaptado

O Rugby em Cadeira de Rodas, foi um esporte criado no Canadá em 1979, é uma junção de basquete em cadeira de rodas e rockey no gelo, primeiramente, foi chamado de Murderball (Bola Assasina), por causa de sua agressividade. No Brasil ainda é um esporte nâo muito difundido, mas nos últimos anos vem crescendo muito rápido.No primeiro Campeonato Brasileiro de Rugby sobre Rodas, realizado no Rio De Janeiro/RJ em 2008, foram escritas apenas 3 equipes, já no segundo, em Paulínea/SP, em 2009, foram escritas 5 equipes, no último Campeonato Brasileiro realizado até entâo, em 2010 em Brasília-DF, foram escritas 9 equipes.


A OMDA Quadrugby foi criada em 14 de Julho de 2008, com o intuito de abranger pessoas com um grau maior de deficiência a praticar esportes.A OMDA foi a terceira equipe a se inscrever na Associação Brasileira de Rúgbi em Cadeira de rodas – ABRC. A OMDA participou do Campeonato Brasileiro de Rugby sobre rodas de 2009, que foi realizado em Paulínea, esse campeonato rendeu frutos, pois um atleta(Rafael Hoffman) foi chamado para fazer parte da Seleção Brasileira que disputaria o Torneio Maximus daquele ano, que foi realizado no Rio De Janeiro e contou com grandes seleções mundiais, como Canadá, EUA e Grã-Bretanha. Em 2010, a OMDA nâo pode participar do Brasileiro por falta de recursos, mas dois de seus jogadores foram convidados para atuar por uma equipe do Rio De Janeiro(IBDD). A consequência foi a convocação desses dois atletas para atuar pela seleção do pais. Rafael Hoffman disputou o torneio Swiss Open, na Suiça, enquanto José Raul Guenther disputou o torneio Maximus daquele ano, realizado no México. Em Novembro de 2010, a OMDA participou do Torneio Regional de BH, em que participaram as equipes: BH rugby(Belo Horizonte-MG),ADGE-a(Brasília-DF) ADGE-b(Brasília-DF). Com apenas 4 atletas e apenas 2 cadeiras de rugby, a OMDA se sagrou campeã do torneio, de modo invicto.

A OMDA está a procura de novos parceiros, mas você, pode ajudar a OMDA através de sua conta de luz, descontando a partir de um real por mês da mesma, basta apenas enviar os dados por email, Nome do Titular da Conta, Medidor, Localidade, Unidade de consumo, Endereço e o valor que deseja doar por mês. Para maiores informações, acesse http://www.omda.org.br/


Fonte: http://serlesado.com.br/?category_name=esporte-adaptado

4 comentários:

  1. É tão bom saber, que o esporte, que esporte veem crecendo a cada vez mas........

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom, não tenho muito conhecimento sobre esse esporte e como são feito os materiais (cadeiras de rodas) e os acessórios usados pela modalidade. E acredito que não devem ser de baixo custo para a federação e seus patrocinadores... Acho que deveria ter outras formas, além do desconto na conta de luz como: Eventos para divulgação (mídia), jogos beneficentes, iniciativas governamentais, abatimento no imposto de renda e etc... No intuito de descobrir novos talentos e trazer atletas com essa deficiência; dando-lhe todo suporte seja no material esportivo e implemento ; como também financeiro.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o esporte servir como um meio que alem de ser saude, da mais animo a essas pessoas portadoras a terem mais alegria em suas vidas;

    ResponderExcluir