RESUMO: O presente trabalho objetiva o estudo do imaginário coletivo de estudantes de Educação Física sobre pessoas com deficiência. Articula-se, metodologicamente, em torno do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com tema na abordagem coletiva de uma classe composta de trinta alunos. O material obtido foi psicanaliticamente analisado à luz da Teoria dos Campos. Constatamos que as concepções dos alunos sobre deficiência emergem a partir de dois campos psicológicos não-conscientes: "deficiência como sofrimento humano" e "deficiência como problema técnico". A nosso ver, o primeiro campo corresponde à possibilidade de assumir posturas sensíveis e cuidadosas diante da questão da deficiência, ao passo que o segundo expressa a ação de estratégias defensivas que visam a negar a importância de dimensões afetivo-emocionais ligadas ao sofrimento, tornando a pessoa com deficiência objeto de ações essencialmente técnicas.
Palavras-chave: deficiência; formação em educação física; imaginário coletivo; procedimento desenho-estória com tema.
Autores: Renata Costa de Toledo Russo, Thais Helena Andrade Machado Couto, Tânia Maria e José Aiello Vaisberg
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822009000200012&lang=pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário