quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social - Porto Alegre - RS


Em 6 de julho de 2005, foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Porto Alegre a Lei 9.782, que cria a Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis), pioneira no país. Fruto de históricas reivindicações e trabalho do movimento das pessoas com deficiência, a Seacis tem como principais atribuições planejar, coordenar e controlar políticas públicas voltadas à inclusão social de pessoas com deficiência.
A visão da secretaria é atender as demandas, observando a construção histórica do segmento, buscando a valorização da diversidade através da execução de programas, primando pela acessibilidade universal e inclusão social, valorizando a ética e a transparência nas ações.
Com a criação da secretaria, a Capital consolidou-se como um ambiente de promoção e equiparação de oportunidades, e a Seacis, um exemplo de responsabilidade governamental. A secretaria está inserida em um conceito de Governança Solidária Local, em que o capital social é mais do que objetivo, passando a ser um agente ativo na formação de novos instrumentos da política pública (clique para conhecer mais sobre a governança solidária).
A Seacis está localizada no segundo andar da chamada prefeitura nova, o Edifício José Montaury (Rua Siqueira Campos, 1300). No prédio foram desenvolvidas ações e obras de acessibilidade como a reforma de sanitários, aberturas e áreas de circulação internas, sinalização gráfica e em Braille, instalação de telefone para surdos, entre outras.

4 comentários:

  1. O exemplo de porto alegre deveria ser seguido por outras prefeituras e cidades, pois esta iniciativa ajuda em muito na inclusão social e na vida do deficiente, minimizando suas dificuldades.

    ResponderExcluir
  2. Grande iniciativa , a partir de agora acredito que outras prefeituras tambem vão seguir o mesmo, espero. alem das pessoas se incluirem na sociedade , ajuda em muito a vida do deficiente assim , ele podendo viver uma vida melhor.

    ResponderExcluir
  3. Projeto fantástico. É muito bom saber que em algum lugar do Brasil tem alguém fazendo alguma coisa boa (quando se trata de governantes), como disse o chacrinha na vida nada se cria tudo se copia. Fica ai uma excelente idéia para os nossos governantes, já que uma grande maioria não tem a menor capacidade de criar nada de bom, pelo menos podiam copiar as boas idéias..

    ResponderExcluir
  4. A iniciativa foi muito importante, tomara que outros governo siga esse caminho pois ajudaria todos os deficientes é enfim fazeria uma coisa boa ajudando real mente quem precisa..

    ResponderExcluir