quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A PARTICIPAÇÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE SEUS PROESSORES

RESUMO: a identificação do nível de participação escolar do aluno com deficiência é fundamental para o monitoramento do processo educacional inclusivo. Requer o uso de instrumentos de medida que contemplem a funcionalidade perante demandas escolares específicas e que possam, ao mesmo tempo, motivar o professor a uma reflexão sobre o seu julgamento acerca do desempenho desse aluno. A School Function Assessment (SFA) é um instrumento que favorece a identificação de necessidades especiais do aluno com deficiência sob parâmetros de funcionalidade e participação. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo analisar a influência da aplicação da SFA no julgamento do professor sobre a participação escolar do seu aluno com deficiência. Participaram do estudo oito professores que responderam sobre a participação escolar de seus nove alunos, por meio da SFA e de roteiro de entrevista. Os resultados demonstraram que, para cinco professores, a SFA favoreceu a percepção da participação com foco na demanda de atividades e propiciou reflexões que abrangeram os seguintes destaques: necessidade de avaliação da participação fora da sala de aula, relação entre o grau de deficiência e a participação, entendimento de especificidades do desempenho, importância do recurso adaptado para neutralizar a incapacidade e importância do desvio do foco de atenção da deficiência para a funcionalidade.

PALAVRAS-CHAVE: educação especial; educação inclusiva; terapia ocupacional; participação do aluno.

Autores: Patricia Bettiol Abe e Rita de Cássia Tibério Araújo.

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbee/v16n2/a09v16n2.pdf

Um comentário:

  1. muito legal o aluno interagir com e participar dessas atividades pois mostra a eles que o fato de ser deficiente nao quer dizer que sejam diferentes sem falar que ajuda a esses alunos a se desenvolverem e descobrir que eles podem fazer alem do que eles imagivam só o fato de voce poder ajudar e neutralizar esses penssamentos negativos,essas situações que constrangem esses alunos ja seria uma imenssa felicidade!!!!!

    ResponderExcluir