quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A percepção de qualidade de vida de pessoas portadoras de deficiência física pode ser influenciada pela prática de atividade física?

RESUMO: A prática regular de atividade física promove uma série de benefícios que vão além da esfera física. A qualidade de vida, segundo diversas fontes, diz respeito ao grau de satisfação de um indivíduo com os múltiplos aspectos da sua vida. As pessoas portadoras de deficiência física podem apresentar níveis de sedentarismo elevados, influenciando de forma decisiva na percepção de sua qualidade de vida. Assim, o objetivo deste estudo foi verificar o efeito de 12 semanas de prática de atividade física na percepção do nível de qualidade de vida de deficientes físicos. Participaram do estudo 20 deficientes físicos, do gênero masculino, divididos em dois grupos, Sedentários e Ativos. Como instrumento de estudo foi utilizado um questionário de dados demográficos e o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-Bref). Em geral, a média de idade dos voluntários era de 38,1 anos, possuíam o 1º grau incompleto, moradia própria, eram solteiros e predominantemente portadores de poliomielite. O grupo Ativo apresentou escores mais elevados na qualidade de vida em todas as dimensões (física, psicológica, social e ambiental) do instrumento. Os resultados obtidos com o presente estudo comprovaram que o nível de qualidade de vida dos deficientes físicos Ativos foi melhor do que a dos Sedentários.

Palavras-chave: qualidade de vida, atividade física, deficiência física.
Autores: Franco Noce, Mário Antônio de Moura Simim; Marco Túlio de Mello

10 comentários:

  1. Esta matéria comprova a importância da atividade física nas pessoas com deficiência, além de um bem estar físico e mental, os exercícios trazem a união harmônica entre corpo e alma.

    ResponderExcluir
  2. Isso mostra que eh muito importante a pratica do esporte tanto pra essas pesoas com deficiencia quanto aquelas que não tem nenhuma,
    A pratica de exercicios fisicos sem duvidas são muito importantes para o bom funcionamento do nossa mair ferramenta o corpo humano.

    ResponderExcluir
  3. é sem duvidas importante a atividade fisica com as pessoas com deficiência fisica. porquê alem de tudo o nosso proprio corpo vive bem com a pratica de esporte.

    ResponderExcluir
  4. É muito satisfatório observar como é importante a atividade física em nossas vidas, e principalmente na vida das pessoas que tem patologias que os impedem de andar ou se movimentar. Uma pessoa sem nenhuma deficiência física que não pratica esporte tende a desenvolver obesidade entre outras patologias com muita facilidade. Alguém que nem pode andar, provavelmente sem a pratica da atividade física terá o seu quadro de saúde ainda mais agravado. Saber que eu como futuro professor de Educação Física, vou poder estar ajudando essas pessoas a ter uma qualidade de vida um pouco melhor é muito gratificante.

    ResponderExcluir
  5. Certamente com a realização de atividades físicas um indivíduo, não só o portador de deficiência, obterá uma melhor qualidade de vida, bem estar e até mesmo uma melhor vida social. O sedentarismo, principalmente no caso de indivíduos portadores de deficiência, pode ser um agravante para a saúde do mesmo, dificultando sua inclusão.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. atividade fisíca para essas pessoas que sofrem de alguma deficiência os ajudam a estar a frente daqueles que não praticam atividades fisícas porque estão interagindo com mais frenquecia com a sociedade e isso estimula a eles conquistar cada vez mais o seu espaço entre a sociedade isso faz com que eles estejam bem mentalmente e fisicamente servindo como uma terapia de inclusão dessas pessoas que acabam virando exemplo para sociedade por ja ter uma historia dificiu estar praticando atividade física deixando as dificuldades para tras...

    ResponderExcluir
  8. Esse texto nos mostra que a atividade física não trabalha somente a musculatura corporal, mas também a mental, além de causar um grande bem-estar. Pessoas portadoras de defciência que são sedentarias pode ter um agravante muito sério na sua condição, já os que praticam alguma atividade melhoram seu condicionamento tanto físico quanto mental e ainda pode se tornar uma coisa prazerosa e não necessária.

    ResponderExcluir
  9. As práticas de atividades físicas alem de fazerem bem para o corpo melhoram o espírito! Muitas vezes pessoas com deficiência se limitam as suas dificuldades, esquecendo o quão é importante VIVER! A atividade física proporciona uma vida melhor, onde não só o físico que importa mais sim o bem estar geral.

    ResponderExcluir
  10. A atividade física é importante para o ser huhmano, faz bem pro corpo, ego e coração. Trazendo uma sensação de bem estar.

    ResponderExcluir