quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O cuidar do aluno com deficiência física na educação infantil sob a ótica das professoras

RESUMO: Esse estudo é um recorte da pesquisa intitulada "O cuidar da criança com deficiência física na educação infantil: perfil e conhecimento dos professores". O objetivo do trabalho foi identificar como as crianças com deficiência física são cuidadas no contexto da Educação Infantil e qual é a importância do profissional de saúde, segundo a visão dos professores. O estudo realizado adotou uma abordagem qualitativa utilizando o método Estudo de Caso. A coleta de informações realizou-se através de entrevistas semi-estruturadas com oito professoras de crianças com deficiência física, alunos de uma escola de Educação Infantil pública do município de Natal/RN, como também de observações livres. Os dados foram analisados qualitativamente tomando por base duas categorias: o cuidar da criança com deficiência física e a contribuição do profissional de saúde nesse contexto. Concluiu-se nesse estudo que há uma necessidade de se incluir na formação de pedagogos conteúdos específicos que possibilitem aos professores saber lidar com as particularidades que envolvem o cuidar da criança com deficiência física, particularmente, daquelas que apresentam seqüelas neurológicas, como os aspectos relacionados ao manuseio, transferências, auxilio a locomoção, posicionamento corporal adequado, entre outros. Além disso, evidenciou-se também na fala dos professores a importância atribuída aos profissionais da saúde, especificamente do fisioterapeuta, na equipe escolar, quanto às informações e orientações específicas que esses profissionais podem dar acerca da condição da deficiência física apresentada pela criança, ajudando assim, para a promoção e efetivação da inclusão escolar dessas crianças no ensino regular.

Palavras-chave: educação infantil; cuidados com a criança; deficiente físico; profissional da saúde; educação especial.

Autores: Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo e Caline Cristine de Araújo Ferreira

13 comentários:

  1. Muito importante para o desenvolvimento dessas crianças. Iço é Inclusão Social.

    ResponderExcluir
  2. O Desenvolvimento dessas crianças é essencial para a inclusão social , além de ser um trabalho muito gratificante para qualquer educador trabalhar e educar essas crianças.
    contudo atualmente está em falta de educadores para essas areas e com certeza ,com o tempo , o governo irá investir tambem.

    ResponderExcluir
  3. É importante que esses profissionais
    sejam capacitados para cuidar dessas crianças,
    que o governo formem profissionais dessa area e inclua eles na sociedade ,sabendo lhe dar com eles !!!

    ResponderExcluir
  4. Só podemos concluir com o texto acima, o quão importe é o profissional de Educação Física na vida dessas crianças. Vamos quebrar esse tabu de só sermos vistos em academias, escolas e esportes e nos reposicionarmos como profissionais de grande importância para a sociedade, nos inserido em novos campos de atuação como o da reabilitação e inserção de crianças e pessoas com algum tipo de patologia motora. Porem não adiantara de nada conteúdo mais específico sobre o assunto, se nos os profissionais da área, não nos tornar mos mais bem qualificados para que possamos sair do lugar de muita massa muscular e pouco cérebro, para o local de muita saúde e muito conhecimento.

    ResponderExcluir
  5. O professor de ed física e mais social, doque militarista como algumas pessoas ainda enchergam nois dias de hj. Nois como profissionais de ed física devemos incluir essas crianças na sociedade para a vida e até para o mercado de trabalho

    ResponderExcluir
  6. o trabalho de desenvolmeto dessas crianças e muito importante para que elas possam quebrar as barreiras de preconceitos e que passam se adapitar no meio em que vive e para o seu desenvolvimento na sociedade e em sua vida pesoal no futuro,e sé nós profssores de ed.física conseguirmos desenvolver esse trabalho bem efetuado conseguiremos quebrar o gelo peranrentes muitos que nós criticam assim guanhando valor necessario em nossa profissão e satisfação pesoal em trabalhar com essas criaças..

    ResponderExcluir
  7. O trabalho a se desenvolver nessa área, é absurdo, pois trata-se de oportunidade a uma criança que também tem capacidade. Saber identificar as diferenças reais e evidenciar a criança especial, cria para ela espectativa de futuro, de igualdade. A capacitação dos profissionais da área precisa expandir, a qualificação ainda é muito limitada para esse tipo de trabalho especializado.

    ResponderExcluir
  8. O Desenvolvimento dessas crianças é essencial para a inclusão social além de ser um trabalho muito gratificante para qualquer educador trabalhar e educar essas crianças...Afinal elas fazem parte da sociedade BRASILEIRA!!

    ResponderExcluir
  9. Essa inclusão social é bem importante para o desenvolvimento dessas crianças,alem de ser gratificante trabalhar com esses profissionais.Sendo que esse trabalho deveria ter em todos os lugares.Temos um comentário do nosso amigo bem interessante que é de euclides,temos que tirar essa imagem,que professor de ed.física só trabalha em academia,temos muitas responsabilidades pela frente.

    ResponderExcluir
  10. A inclusão social é um fator muito importante no desenvolvimento da criança,para que ela seja um adulto saudável e integrado na sociedade em que vive. Para isso precisamos ter profissionais qualificados no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  11. É de extrema importância para crianças com qualquer tipo de deficiencia, que seja cuidada e orientada por profissionais capacitados, para que ela possa se desenvolver e se sentir estimulada para realizar outros tipos de atividade.

    ResponderExcluir
  12. imaginem só se para nos que nao temos nenhum tipo de deficiencia fisica ja é dificil sobreviver aos obstaculos do dia a dia,esse tipo de trabalho e importante porque ajuda ao aluno a desenvolver a locomoçao motora e tambem ajuda ele a se socializar,sem falar que é super bacana o acompanhamento de um proficional da area de saude!hoje em dia é muito dificil um proficional querer trabalhar com deficientes pois tem 1 certo tabu de que da muito trabalho e nao é bem assim!!!!

    ResponderExcluir