terça-feira, 26 de outubro de 2010

Paratletas pernambucanos no Meeting do Rio de Janeiro





No último final de semana foi realizado o Meeting Internacional Paraolímpico Loterias Caixa de Atletismo e Natação - competição que acontece sábado e domingo, sempre pela manhã, no Complexo do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Foram mais de 150 para-atletas, de 19 países diferentes, competindo na piscina e na pista. Entre eles, estão os pernambucanos, integrantes da delegação brasileira, Jenifer Martins, Fernanda Yara, Cláudia Celina, todas da AAPPD-PE, e Alex Vieira, da CAPP-PE. As duas primeiras competiram no atletismo enquanto que os outros competiram na natação.
O Meeting Internacional foi uma oportunidade dos pernambucanos se prepararem para suas futuras competições, já que o evento contou com os principais nomes do paradesporto internacional. Como afirmou o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.
“A competição é importante para manter os atletas brasileiros competindo em alto nível. Será uma boa oportunidade para eles serem testados contra seus principais concorrentes. Além do que, para os estrangeiros, certamente terá um gosto especial competir na cidade onde serão as Paraolimpíadas de 2016”.
Jenifer Martins, por exemplo, teve a chance de conhecer melhor seus futuros adversários. É que a para-atleta pernambucana está com o passaporte carimbado para o Mundial de Atletismo, em janeiro, na Nova Zelândia. No Meeting, Jenifer e Fernanda Yara competiram nas provas dos 100m e 200m.
As duas possuem chance de medalhas. Em especial, Jenifer que traz na bagagem o ouro nos 100m e prata nos 200m no Parapan-americano do Rio de Janeiro, além do quarto lugar, nos 100m, nos Jogos Paraolímpicos de Pequim.
“A expectativa para esse evento é que os atletas mostrem um pouco do que acontecerá no mundial e que os brasileiros possam medir forças e perceber em qual estágio estão em sua caminhada em direção a Nova Zelândia”, explicou o coordenador técnico de atletismo do CPB, Ciro Winckler.
E o treinador da ADDP-PE, Abraão Nascimento, acrescentou que a participação dos para-atletas pernambucanos na competição revela que o estado está em uma posição de destaque no paradesporto nacional, apesar de todas as dificuldades enfrentadas.
“Pernambuco tem muita tradição no paradesporto, em especial, na parte de arremesso. Ter essas atletas na pista mostra a renovação do para-atletismo em nível estadual. Queremos continuar competindo. E com chances de trazer bons resultados, claro”, afirmou ele.
Na natação Cláudia Celina, que esteve em agosto no Campeonato Mundial da modalidade, em Eindhoven, na Holanda, nadou as provas 100m livre e 50m costas. Já Alex Vieira nadou os 100m costas e os 100m livre. Ainda na piscina, o Meeting contou com a participação de Daniel Dias, que conquistou oito ouros no Mundial de Natação, Andre Brasil, dono de outras cinco medalhas douradas e Edênia Garcia, campeã mundial, entre outros destaques.

2 comentários:

  1. è isso ai os pernambucanos mostrando que tem força de vontade e perceverança de Alcança seus abjetivos e passar por cima de qualquer barreira que a vida botar em seu caminho !!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa chego a ficar arrepiado com os nossos paratletas. Parabéns a todos por suas conquistas têm que continuar nos superando e trazendo ainda mais medalhas para o nosso país. Gostaria muito de saber como faço para me candidatar a prestar trabalho como voluntario? Acho que qualquer tipo de ajuda é bem vindo e também é uma maneira de ganhar um pouco mais de experiência, pois estou gostando muito dessa área.

    ResponderExcluir