Desde o nascimento, o homem interage com o ambiente e modifica-o. Essa interação inicia-se com a recepção das informações através do sistema sensorial: visão, audição, tato, gustação e olfato. Toda deficiência sensorial representa uma redução nas informações que a criança recolhe do meio que a cerca.
Dos cinco sentidos, a visão é responsável pelas primeiras interações comunicativas entre a mãe e o bebê. A via visual proporciona a maioria das informações que recebemos e o faz em menor tempo que qualquer outra via sensorial. Os dados fornecidos pelo sistema visual se organizam de modo contínuo, rápido e automático. Além da percepção visual dos objetos, é responsabilidade do sistema visual a percepção de profundidade e distância.
A visão está intimamente relacionada com todos os aspectos do desenvolvimento do bebê: cognitivo, afetivo, motor e desenvolvimento da linguagem. Por essa razão, a intervenção precoce junto ao bebê cego ou com baixa visão e a orientação familiar serão de suma importância para minimizar o impacto no seu desenvolvimento global.
Do mesmo modo, um professor bem orientado será capaz de proporcionar ao seu aluno o acesso às informações de que este necessita para construir seu conhecimento, independência e relações interpessoais.
Fonte:
Ana Helena Schreiber
Revista Sinpro-Rio • Maio 2010 • www.sinpro-rio.org.br.
Dos cinco sentidos, a visão é responsável pelas primeiras interações comunicativas entre a mãe e o bebê. A via visual proporciona a maioria das informações que recebemos e o faz em menor tempo que qualquer outra via sensorial. Os dados fornecidos pelo sistema visual se organizam de modo contínuo, rápido e automático. Além da percepção visual dos objetos, é responsabilidade do sistema visual a percepção de profundidade e distância.
A visão está intimamente relacionada com todos os aspectos do desenvolvimento do bebê: cognitivo, afetivo, motor e desenvolvimento da linguagem. Por essa razão, a intervenção precoce junto ao bebê cego ou com baixa visão e a orientação familiar serão de suma importância para minimizar o impacto no seu desenvolvimento global.
Do mesmo modo, um professor bem orientado será capaz de proporcionar ao seu aluno o acesso às informações de que este necessita para construir seu conhecimento, independência e relações interpessoais.
Fonte:
Ana Helena Schreiber
Revista Sinpro-Rio • Maio 2010 • www.sinpro-rio.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário