sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Classificação funcional para provas de atletismo: campo e pista.

Consiste em uma categorização recebida pelos atletas em função da capacidade de realizar movimentos, evidenciando as potencialidades dos resíduos musculares, de seqüelas de algum tipo de deficiência, bem como os músculos que não foram lesados. Essa avaliação é feita através de teste de força muscular, teste de coordenação (realizado geralmente para atletas com paralisia cerebral e desordens neuromotoras) e teste funcional (demonstração técnica do esporte realizado pelo atleta). Os classificadores analisam o desempenho do atleta considerando os resultados obtidos nos testes.

Para provas de campo (arremesso, lançamentos e saltos)F – Field (campo)
- F11 a F13 – deficientes visuais
- F20 – deficientes mentais
- F31 a F38 – paralisados cerebrais (31 a 34 -cadeirantes e 35 a 38 - ambulantes)
- F40 - anões
- F41 a F46 – amputados e Les autres
- F51 a F58 – Competem em cadeiras (seqüelas de Polimielite, lesões medulares e amputações)

Para provas de pista (corridas de velocidade e fundo)T – track (pista)
- T11 a T13 – deficientes visuais
- T20 – deficientes mentais
- T31 a T38 – paralisados cerebrais (31 a 34 -cadeirantes e 35 a 38 - ambulantes)
- T41 a T46 – amputados e les autres
- T51 a T54 – Competem em cadeiras (seqüelas de Polimielite, lesões medulares e amputações)



OBS: A classificação é a mesma para ambos os sexos. Entretanto, os pesos dos implementos utilizados no arremesso de peso e nos lançamentos de dardo e disco variam de acordo com a classe de cada atleta.

4 comentários:

  1. victor laureano

    A paraolimpíada é um evento muito bonito que mostra a capacidade do ser humano de superar seus limtes, e graças ao critério de organização e escolha dos atletas para cada uma das provas, todos reunidos segundo o tipo de deficiência que possui, adquirida ou congênita, temos uma excelente disputa que demonstra como o ser humano pode superar seus limites.

    ResponderExcluir
  2. Obviamente não seria justo um atleta, com algum grau de deficiência competir com um atleta 100% fisicamente. E é de suma importância que haja uma "classificação funcional" entre os atleta(deficientes), pois assim se há um nivelamento entre os atletas para cada tipo de prova, deixando-a mais acirrada, dando ênfase a competição.

    ResponderExcluir
  3. é importante ressaltar a força de vontade desses atletas que com muita determinaçaõ e vontade de vencer vem superando cada vez mais o seu limite

    ResponderExcluir
  4. O atletismo para cegos é de grande importãncia,pois valoriza a capacidade desses atletas como seres humanos.

    ResponderExcluir