domingo, 22 de agosto de 2010

Esportes adaptados na escola

O Colégio Estadual Professor Murilo Braga, de São João de Meriti, não tem alunos incluídos atualmente, mas em seu histórico há um projeto de conscientização, liderado pelo professor de educação física Sérgio Henrique.Durante dois bimestres do ano passado, Sérgio deu suas aulas utilizando esportes adaptados: o basquete, o vôlei e o tênis de mesa foram praticados pelos alunos com cadeiras de rodas, e no atletismo e no futebol eles ficavam com os olhos vendados. “Resolvi trazer para a escola algo diferente. No começo houve certa rejeição, mas depois de levar alguns filmes para eles assistirem e de conversar um pouco sobre o assunto, todos participaram, foi emocionante. Queria sensibilizá-los e tornar a escola um pouco mais inclusiva. A turma chegou à conclusão de que você só pensa na deficiência se você efetivamente passa por isso ou se tem alguém próximo de você com esse problema.

Quando você dá responsabilidade aos alunos, o limite surge naturalmente”, afirma Sérgio.Segundo a diretora Maria Angélica Novaes, o projeto rendeu frutos. “Ao percebermos as limitações do outro, somos muito mais solidários. A escola cresceu com esta iniciativa, mas sem dúvida ainda temos que avançar muito nesse quesito. Foi apenas o começo”.



Carolina Nunes

19 comentários:

  1. A iniciativa do professor Sergio Henrique é muito importante para a concientização dos alunos ,e busca sensibiliza-los para uma realidade que está ao nosso lado mas nunca percebemos,pois não sentimos na pele as dificuldades que um portador de necessidades especiais passa em seu dia a dia.
    Com esse trabalho o professor está formando alunos capazes de perceber que o portador de deficiência tem suas limitações,mas é capaz de fazer muitas atividades inclusive o esporte.

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  2. Essa sensibilidade do professor Sérgio Henrique é muito importante, é um grito de alerta para todos os professores que é possível ter esse tipo de abordagem nas escolas.É necessário que as crianças aprendam a lidar com a deficiência, ou seja, com as limitações de cada individuo,e isso só é possível com a ajuda principalmente dos professores de educação física que tem várias maneiras de realizar práticas que mostram para os alunos que conviver com o outro independente de suas necessidades físicas pode ser mais comum do que se pode imaginar.Parabéns professor por sua iniciativa !!!

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  3. Universidade Salgado de Oliveira
    Aluna: Sula Bitencourt

    Primeiramente parabéns professor Sérgio pela iniciativa de mostrar para nossas crianças como é possível convivermos com as difículdades do outro. Essa iniciativa é muito importante ainda mais nos dias de hoje que há uma "aceitação" um pouco maior nas escolas de crianças portadoras de algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental.Portanto devemos seguir seu exemplo e levarmos para as aulas,não apenas as de educação física,práticas que transforme o "diferente" em "normal",o diferente em "comum", através do respeito e da troca de valores.Digo, não só nas aulas de educação física, pois é preciso uma mobilização interdiciplinar, ou seja, que tenha a participação de todos, professores,diretores, etc..Creio que assim com a participação de todos poderemos mostrar para essas crianças com deficiência que elas também tem o seu espaço, que também é capaz de vencer barreiras e que com força de vontade, com companheirismo e solidariedade, podemos construir um futuro melhor.

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  4. É muito importante essa consciência social que esse professor de educação física teve ele serve de exemplo, até mesmo em uma escola que não era inclusiva ele teve a iniciativa de mostrar aos alunos a dificuldade que passa uma pessoa com deficiência para que esses alunos valorizem a si mesmos e os jovens com dificuldades que não terão a mesma oportunidade que eles, mas que como eles são livres para fazer esporte entre outras coisas.

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  5. O professor em questão é um exemplo a ser seguido, pois, a cada dia que passa, nos deparamos com mais pessoas precisando de cuidados especiais e a escola deve estar preparada para ampará-los e minimizar a rejeição por eles sofrida.
    O trabalho de concientização deve ser de todos . Esta tarefa não é fácil, pois, a sociedade está desenhada de forma a atender as necessidades das pessoas " normais" e mudar isso, significa mudar hábitos e atitudes.

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  6. O texto citado acima é muito interessante para não so aqueles que pretendem abordar um trabalho inclusivo em escolas,mas também na vida cotidiana.Nós como profissionais e professores de Educacao Fisica,devemos saber trabalhar com todo tipo de publico com deficiencia.Porque hoje em dia as escolas estao mesclando o publico de alunos com deficiencia e sem deficiencia,para que todos saibam a necessidade do outro,e assim aprender a similar as qualidades e não somente os defeitos.Então,nós precisamos saber abordar uma aula por exemplo,para qualquer tipo de pessoa poder participare não ficar de fora,como fez o Prof.Sergio Henrique na aula ministrada pelo mesmo.

    Natália Soares de Castro

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  8. Parabéns ao professor Sergio Henrique por essa iniciativa de promover nas aulas de Ed. Física escolar o esporte adaptado, pois só assim creio que os demais alunos iram se sensibilizar com a dificuldade do outro, e assim conseguir trazer para o seu lado, aquele aluno que ficava de lado em outras aulas, participe ativamente, não só na disciplina de Ed. Física, mas sim de todas as matérias e a sim se socializando com os demais alunos.

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  9. Concordo que o assunto de inclusão é um tema importante e deve ser discutido nas mais diversas esferas da sociedade, inclusive na área de atividades físicas adaptadas. Projetos como estes, apresentados no blog do professor Sérgio, possibilitam que a Declaração de Salamanca se torne real na vida prática da escola.
    Noemi Almeida

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  10. A educação física aplicada a inclusão de alunos portadores de deficiência é excelente pois ela auxilia no desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor que são indispensáveis ao convívio social.

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  11. Para esses alunos que vivenciaram este fato foi uma ótima oportunidade pois ele poderão passar paras outras pessoas as dificuldades que eles perceberam durante as atividades e assim ganhando mas uma experiência em suas vidas.É muito importante essa consciência social que esse professor de educação física teve ele serve de exemplo, até mesmo em uma escola que não era inclusiva ele teve a iniciativa de mostrar aos alunos a dificuldade que passa uma pessoa com deficiência para que esses alunos valorizem a si mesmos e os jovens com dificuldades que não terão a mesma oportunidade que eles, mas que como eles são livres para fazer esporte entre outras coisas.

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  12. foi muito importante essa iniciativa, tanto para professores, como para os alunos, deficientes ou não.
    os professores de educação física q trabalham em escolas hoje em dia têm a obrigaçao de estar atualizado nesse assunto ou pelo menos integrado, pq hoje em dia com a informaçao se propagando mais rápido através de meios visuais como:internet, televisao e jornais(tv ou papel) e livross, se atualizar eh mais q uma obrigaçao e ainda mais com essa area do mercado q se deus quiser vai crescer muito, pq a inclusao social faz parte de uma sociedade moderna onde todos temos qser capazes de lidar com a diferença do outro e viver em harmonia.
    e para os alunos, lidar com essa situaçao cada vez mais nas escolas ajuda sim a moldar o seu caráter social , aprendendo a respeitar os limites dos que estâo a sua volta e aprendendo a conviver com eles.
    por tanto quero parabenizr o professor por essa iniciativa!!!

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  13. Inicialmente gostaria de parabenizar ao professor Sérgio pela iniciativa.
    Há algum tempo, tive o prazer de conhecer e estagiar com um professor que tinha a mesma pegada da inclusão, e em algumas das aulas que pudi ajudá-lo, observei que esse tipo de aula até hoje é polêmica, como no texto acima, tudo teve que ser previamente explicado aos alunos para que as atividades fossem realizada com êxito, e o mais interessante é que posteriomente a reação dos alunos eram muito positiovas, e tudo isso era visto quando as crianças procuram os alunos com necessidades especiais para ensiná-las o que havia aprendido, é tudo realmente muito gratificante!!!!!

    Fillipe Vicente

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  14. Belo trabalho de sensibilização e inclusão Sérgio. Realmenta não posso deixar de concordar que as pessoas não se preocupam tanto com os deficientes por não sentirem na pele o problema deles e com certeza bons frutos sairão deste grande trabalho. Grande abraço.

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  15. é muito importânte a conciêntização dos alunos sobre as dificuldades dos deficiêntes físicos.Com os alunos participando de esportes adaptados , faz eles sentirem mais ou menos como é toda a dificuldade que um deficiênte passa. Com os alunos percebendo a importância da inclusão dos deficiêntes os tornam pessoas mais solidarias.

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  16. Fico muito grato com o trablho do professor Sérgio henrique, que teve o ato de mostrar para os alunos que eles são capazas de praticar vários tipos de esportes,
    Porque o aluno precisa saber que ele não é um deficiênte, ele possui uma deficiência isso significa que ele estar com ausência de alguns movimentos, e possa praticar certas atividades com adaptaçôes.Esse tipo de trabalho estimula o aluno a enfrentar novos desafios ampliando suas potêncilidades.

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  17. Nós só temos noção de como é a vida de uma pessoa deficiente quando temos casos em nossas famílias ou quando nos submetemos a experiências como as quais o Professor Sérgio aplicou em seus alunos, o fato da rejeição de início já se era de esperar, pois a primeira pegunta que vem a cabeça é: Por que eu que tenho corpo perfeito devo me passar por um deficiente? A resposta é simples, porque só se dá valor a alguma coisa quando você passa a conhece-la melhor.

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  18. Muito boa essa iniciativa, pois os alunos já vão desde cedo aprendendo a respeitar, lidar e ser solidários com os deficientes. Ajudando a quebrar as barreiras do preconceito.

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  19. É fundamental esse tipo de inciativa para orientação de professores e alunos, pois é através do conhecimento que quebramos as barreiras do preconceito.

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