sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Atletismo-paradesporto

O atletismo é uma das modalidades de ponta do esporte praticado pelas pessoas portadoras de deficiência. É um dos que reúne mais participantes em suas diferentes provas.
As provas são agrupadas nos blocos tradicionais de corridas, saltos, lançamentos, pentatlon e maratona.
No programa das competições estão excluídas as provas de corrida com obstáculo, salto com vara, marcha atlética e lançamento de martelo, sendo acrescentada uma prova de club (massa de GRD), praticado pelos portadores de paralisia cerebral (PC).
Essas modalidades são praticadas por atletas cegos, amputados, paraplégicos, tetraplégicos, e paralisados cerebrais, mas, nem todos competem em todas as modalidades.
Nas provas de pista, os deficientes visuais totais B1, e os deficientes visuais B2, podem correr com guia ou com treinador que, claramente identificado, dirigi-se ao atleta com voz ou através de palmas. Neste caso solicita-se silencio aos expectadores afim de não prejudicar a orientação do atleta. Para os atletas com deficiência visual leve B3, os mesmos competem sobre as regras da IAF - International Athletic Federation, sem nenhuma alteração.

10 comentários:

  1. Vejo o esporte como uma forma da pessoa com deficiência continuar se sentindo pertencente a sociedade.
    Segundo o texto acima, o atletismo em sua totalidade, é bem flexível pois, pessoas cegas, paraplégicas, tetraplégicas ou com paralisias cerebral, podem praticá-lo, em diferentes modalidades .

    ResponderExcluir
  2. interessante a postagem, pois muitos não sabem quasis as modalidades são praticadas no atletismo paraolímpico, mesmo entre acadêmicos e profissionais,

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez venho resaltar a nossa importancia no meio do Atletismo-paradesporto. Nos profissionais da area (Ed Fisica) devemos ter em mente sempre que onde à uma pessoas seja ela portadora ou nao de nescessidades especias, devemos inclui-la de tal forma que a deixe tranquila e que ela faz parte sim da sociedade mesmo com a sua deficiencia, é bom lembrar tambem que foi importante a postagem pois muitos nao tinham muita ideia das modalidades no atletismo paraolimpico.

    ResponderExcluir
  4. Como é importante á prática do esporte, talves se esses atletas não fossem especial, provavelmente alguns ou quase a maioria nem estaria envolvido no meio esportivo. Vejo cada dia mais, a importância do professor de Ed. Física, que por sua vez, pode mudar a trajetoria de uma vida. O esporte faz com que pessoas que poderiam estar em casa, sem fazer nada, e por um incentivo de um professor, ou até mesmo de um amigo qualquer, acabam descobrindo um talento para o esporte.

    ResponderExcluir
  5. victor laureano

    O atletismo exerce uma fascinação nas pessoas, quando se fala de olimpíada ou paraolimpiada, acho que é porque as maiores estrelas geralmente são de alguma modalidade do atletismo. Deveria se incentivar mais este tipo de desporto nas escolas e em clubes, pois necessitamos de mais atletas para nos representar em competições além de contribuir para inclusão de atletas portadores de deficiencia.

    ResponderExcluir
  6. Que através do esporte possam ter mais contando com a sociedade, e também abram as portas de muitas oportunidades para outros que possam fazer esporte em outros lugares de fácil acesso, sempre incentivarem este tipo de esporte em qualquer lugar.

    ResponderExcluir
  7. É importante observar-mos o atletismo paradesporto e presenciar a potencialidade de cada atleta, aquela determinação,o brilho no olhar, quando percebe que esta em um ato de superação onde consegue superar os limites do próprio corpo, é muito satisfatório para o atleta,a participação, se conquistar a vitória se sentira um erói ,mais o importante é competir.

    ResponderExcluir
  8. Podemos enchergar,que o atletismo capacita á todos.Muita das vezes nos achamos incapazes, e na verdade não somos;Pois essas pessoas com deficiencia também tem a capacidade do atletismo,e as vezes nem conhece.Daí eu vejo á importancia de um profissional de educação física dentro das comunidades.

    ResponderExcluir
  9. O esporte move eles e não deixa que se sintam excluidos e isso me dar muito força de vontade de tbm praticar esportes com o exemplo deles !!!

    ResponderExcluir
  10. O atletismo e importates que eles ficam motivado a fazer outras coisas ate msmo trabalhar e viver melhor ..

    ResponderExcluir