segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Campo Visual

Aspectos que determinam a função visual

b) Campo visual
Além da acuidade visual, outros fatores influenciam na função visual: o campo visual, a adaptação à iluminação e a sensibilidade ao contraste. O campo visual representa o quanto o indivíduo é capaz de enxergar à sua volta, sem mexer os olhos ou a cabeça. O campo visual central apresenta a melhor acuidade visual. Assim, é usado para a discriminação de detalhes. Isto ocorre porque é na mácula, situada no centro da retina, que se concentram os cones (neurônios responsáveis pela visão de cores). O comprometimento do campo central é caracterizado pela presença de pontos cegos, chamados escotomas. Os escotomas levam a grande dificuldade de leitura, pois a pessoa não enxerga parte de palavras ou frases.
Na periferia da retina encontram-se, em menor número, os bastonetes, que são células mais adaptadas à visão noturna. Por esse motivo, a acuidade visual do campo periférico é menor. O campo visual periférico é muito importante para a percepção espacial e, quando comprometido, interfere na orientação e mobilidade da pessoa.
A pesquisa do campo visual em crianças é feita por meio de testes de confrontação e avaliação funcional, com a análise do comportamento durante as atividades e deslocamentos no espaço.
As alterações no campo visual chegam a ter repercussão mais relevante na capacidade funcional do indivíduo que a própria acuidade visual.

Fonte: Ana Helena Schreiber
Revista Sinpro-Rio • Maio 2010 • www.sinpro-rio.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário