Destaque para os atletas que representaram o Brasil no Mundial de Natação, em Eindhoven, na Holanda, semana passada. A seleção nacional conquistou 26 medalhas, sendo 14 de ouro, e garantiu assim o quinto lugar na competição.
“Os atletas já cumpriram o seu papel no Mundial, tudo que vier é lucro. O Circuito será um bom teste para aqueles que continuaram treinando para melhorar suas marcas e tentar um futuro nas próximas convocações”, explica Gustavo Abrantes, coordenador da natação do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).
O cansaço dos sete dias de competição pesa para os atletas, mas eles garantem que quem for assisti-los verá provas de qualidade.
“Eu venho cansado, mas vai ser bacana nadar, ainda mais que vai no ser Corinthians”, brinca Daniel Dias, dono de oito ouros no Mundial.
“Depois de seis meses de preparação para o Mundial, independentemente do cansaço estaremos preparados”, assegura Andre Brasil, que conquistou cinco ouros na Holanda.
“Quem sabe depois dos feitos que alcançamos lá, possamos conseguir fazer algo próximo aqui”, desafia.
Oportunidade de melhorar marcas
Os atletas do halterofilismo tiveram mais tempo para se recuperar do Mundial da categoria, que foi no fim de julho, em Kuala Lumpur, na Malásia. O destaque lá ficou com Josilene Alves, a Josi, que conseguiu um quarto lugar, melhor colocação de um brasileiro na competição, igualando o feito de Alexsander Whitaker em 2006.
“Nesta etapa os atletas devem tentar superar as marcas que alcançaram no Mundial”, espera Antonio Augusto Junior, coordenador de halterofilismo do CPB.
“Além disso, aqueles que não estiveram lá tentarão melhorar seus índices para brigar por um lugar na seleção.”
Última chamada para o Mundial
Se na natação e no halterofilismo os atletas voltaram há pouco tempo do Mundial, no atletismo, a etapa de São Paulo do Circuito é a última oportunidade para assegurar o índice mínimo para a principal competição da temporada. Isso porque a data limite para se classificar para a competição que será em janeiro, em Christchurch, na Nova Zelândia, é dia 31 de agosto.
“A etapa do Circuito foi planejada com referencial nas datas do IPC, exatamente para proporcionar esta última oportunidade”, explica Ciro Winkler, coordenador de atletismo do CPB.
Os atletas brasileiros terão uma motivação a mais para fazer o seu melhor neste fim de semana: enfrentarão na pista, na piscina e nos halteres atletas da Argentina, Colômbia, Estados Unidos, México, Namíbia e Venezuela.