sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

David Smétanine

É um atleta francês paraolímpico com 35 anos. Nasceu na cidade de Grenoble, sudeste da França.
Sofreu um acidente de carro aos 21 anos e foi cuspido pela janela, por este motivo não tem os movimentos das pernas. O acidente deixou uma lesão na região cervical e outra na dorsal. A lesão foi parcial, foi uma compressão da medula por isso a recuperação foi mais fácil e atualmente ele mexe os braços e as mãos.
No que tange ao corpo humano, nada é sempre muito exato. No caso de David Smétanine, a lesão na região cervical foi mais fácil de recuperar do que a da região lombar. Paradoxalmente, a região cervical é responsável por mais órgãos vitais, localizados no tórax, por isso mais complexa. Mas foi a região lombar que o deixou dependente de uma cadeira de rodas. As provas de natação adaptada são divididas em classes, em que o S1 é o atleta que tem o maior comprometimento pela lesão, enquanto que o S10 tem o menor comprometimento funcional. Smétanine está classificado em S4. Suas provas são 50, 100 e 200 metros. Ele nada os quatro estilos, entretanto a sua preferência é pelas provas de velocidade, sobretudo o estilo livre.
Participou de duas copas da Europa, Olimpíadas de Atenas – 2004 e Pequim – 2008, três copas do mundo. No primeiro Campeonato Mundial de Piscinas de 25 metros, realizado no Rio de Janeiro, Smétanine ganhou uma medalha de ouro e outra de prata.

Contato: david.smetanine@wanadoo.fr

Um comentário:

  1. esse post mostra a dedicação de um atleta que apesar de sua deficiência, não deixou de se dedicar ao esporte

    ResponderExcluir