sábado, 21 de novembro de 2009

Equitar - hipoterapia e equitação terapêutica.




A Equitar nasceu de uma proposta diferenciada ao atendimento às pessoas portadoras de necessidades especiais através da Drª Beatriz Berro Marins e de seu marido Carlos Eduardo Marins.

Atuando em clubes no Rio e em Niterói desde 1987, a Equitar consolidou sua atuação participando de vários congressos e cursos como também através de trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Sua equipe é constituída por profissionais com cursos em HIPOTERAPIA/EQUOTERAPIA pela Ande-Brasil - Associação Brasileira de Equoterapia e Narha*-North American Riding for the Handicapped Association, das diversas áreas de saúde (terapia ocupacional, fonaudiologia, fisioterapia, psicomotricidade e veterinária) e Humanas (desenho industrial e arquitetura). Os profissionais da área de Saúde também atuam com a capoeira e judô especiais visando uma melhor integração corpo-mente. A Equitar ministra cursos básico e avançado e oferece estágio, supervisão e orientação monográfica, bem como consultoria para empresas, universidades e centros de saúde para implementação da Hipoterapia.


Em 2007, a Equitar recebeu, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, uma Moção de Louvor, Gratidão e Aplauso pelos relevantes serviços prestados à causa das pessoas com deficiência.

Em 15 dezembro de 2007, Beatriz Berro Marins recebeu a Comenda de Ordem do Mérito do Empreendedor Oswaldo Cruz (saúde) na Academia Brasileira de Letras através do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, Centro de Estudos Estratégicos do UNI IBMR e Academia Nacional de Honrarias e Méritos.

Para a Equitar, é um grande orgulho receber atos de reconhecimento como estes. Certamente grandes motivadores para que cada vez mais se possa dar melhores condições a essas pessoas que tanto necessitam.
Atualmente as sessões de atendimento HIPOTERÁPICO/EQUOTERÁPICO são realizadas no Jockey Club Brasileiro (Gávea-R.J.) e no Manége Vargem Grande (Vargem Grande-R.J).


Drª Beatriz Berro Marins

Telefone: 0 XX 21 3905-8933Rua Resedá,30 - 2° andarCEP:22471-230Rio de Janeiro - RJ

6 comentários:

  1. Gostei muito de saber que oferece estágio, supervisão e orientação para pessoas com deficiencia e dao oportunidade e aprendizado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sergio

    Estou divulgando o Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência. É uma iniciativa séria, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo de São Paulo que, acredito, seja do interesse do público que acessa o site.

    Você gostaria / poderia publicar o folder do evento? Caso possam me escrevam para que eu envie o folder e release.

    Fico à disposição para qualquer esclarecimento e desde já agradeço a atenção.

    Renata

    ResponderExcluir
  3. oi bia desde do dia que meu filho joão felipe entrou para o equitar apesar de não ter nenhuma deficiência mental,so seu comprometimento e motor mais preguiça pois se comporta muito bem em casa, agradeço ao equitar pela força e dedicação esta mais sociavel e a qualidade de vida dele mudou, seu estimulos sensoriais estão mais apurados e ele esta cada dia mais explorando suas experiencias

    ResponderExcluir
  4. Terapias com cavolos e muito importante pq a criança ela se sente poderosa ao estar mondada em um animal desse tamanho.Elas tambem trabalhão o eguilibrio e a ludicidade

    ResponderExcluir
  5. Como é bonito esse trabalho em saber que a criança tem todo cuidados e procedimentos que precisa.E ainda,ofereçe oportunidades para profissionais.

    ResponderExcluir
  6. Esse trabalho é tão lindo...o sorriso de uma crinça não tem preço, a felicidade de cada um por estar brincando e participando, como qualquer outra criança...Desenvolvendo sua capacidade, como equelibrio, cordenação motora, afim de um desenvolvimento com saúde...

    ResponderExcluir