quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Bocha adaptada.

A Educação Física tem muito a oferecer às pessoas portadoras de diversos tipos de deficiência, nas mais variadas formas de atividade. Seguramente, é capaz de promover maior integração social do deficiente, provocando seu interesse pelo Esporte e pela própria graduação profissional.
A sociedade precisa entender que o objetivo do desporto adaptado para o portador de deficiência é melhorar a qualidade de vida do indivíduo, facilitando suas atividades cotidianas. Como fazer isso cada vez melhor é um desafio posto aos atuais e futuros Profissionais da Educação Física.
A atividade física, em níveis variados, tem ajudado portadores de deficiência a adquirir não só maior mobilidade: resgatam também sua auto-estima, seu equilíbrio emocional. Mesmo deficientes físicos com mobilidade reduzidíssima podem praticar esportes, sob a tutela de Profissionais qualificados e habilitados.
Você diria que uma pessoa que apenas mexe a cabeça pode competir? Pois pode! Há campeões de bocha que indicam a direção da bola com o olhar, e soltam-na com um movimento do pescoço! A limitação existe, mas parte dela é muito mais psicológica do que motora. Ter o deficiente como inútil não passa de um preconceito. A determinação que o desporto exige e devolve ao deficiente significa a aquisição de uma gana de viver e se superar sem igual.

Alunos: Marcos Vinícius, Léo Roberto, Oldair José

3 comentários:

  1. Achei muito interessante e mais do que uma auto ajuda o esporte para pessoas que só são capazes de " mexer a cabeça ".
    Elas obviamente sentiam-se excluidas da sociedade,também quem não se sentiria não é mesmo!?
    É uma grande ajuda para que eles possam se sentir bem,capazes de fazer coisas que parar todos parece impossível eles fazerem !
    Só assim eles não precisam cair em depressão ou pensar que a vida pra eles não vale de nada;pelo contrário,com a ajuda e insentivo eles vêem que não só podem como devem mostrar para todo mundo que conseguem fazer,são capazes de vencer e alcançar os objetivos,conquistando a cada dia que passa um sonho que no início de tudo era inalcançavél aos olhos de quem não crê !

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante todos os tópicos acima,
    é legal saber que mesmo com todas as dificuldades que os deficientes tem, conseguem seguir a vida numa boa e ainda mostrar para as pessoas do que são capazes de fazer, apenas tendo força de vontade e para realizar um sonho de ser visto mais do que um simples "deficiente".
    Eu acho que a deficiencia não esta no corpo de ninguém não esta no jeito que a pessoa se impossibilita, mais estar na cabeça de quem tem preconceitos.
    Eles tem garra pra mostrar pro mundo que podem
    dar o melhor de si, mais para isso é preciso que eles tenham uma chance de ser mostrados, e ouvidos.
    O mundo seria bem melhor se fossem vistos por todos como pessoas comuns , mais infelismente não é isso que acontece.
    Eles merecem essa chance que poucos dão e merecem ter o esforço reconhecido como qualquer outro grande profissional.

    ResponderExcluir
  3. São muito interessantes esses esportes adaptados para os deficientes, eles que antigamente eram excluídos da sociedade por falta de oportunidade, hoje podem ter viver bem como qualquer pessoa.

    ResponderExcluir