quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Começam os Jogos Especiais de Curitiba, com 1.300 atletas.

As provas serão disputadas de 4 a 17 de novembro, a partir das 8:30h.
Foi aberto na manhã desta quarta-feira (4), 5ª edição dos Jogos Especiais de Curitiba, no ginásio da Universidade Positivo, no Campo Comprido. A competição envolve mais de 1.500 pessoas, entre elas 1.300 atletas inscritos por 29 instituições que atendem pessoas com deficiência, por meio de convênios com a FAS.

As provas serão disputadas de 4 a 17 de novembro, a partir das 8h30, nos ginásios de esportes da Universidade Positivo, do Sesc Água Verde e da praça Plínio Tourinho. Os atletas vão disputar 12 modalidades: atletismo, futsal, goalball, natação, vôlei, xadrez, boccia, golfe, bocha de areia, beisebol e tênis de mesa.

A menina Raíssa Aparecida Gomes Paulino, de 11 anos, da Escola Municipal de Educação Especial Tomaz Edison de Andrade Vieira, parabenizou o prefeito e a presidente da FAS. "Parabéns. Está muito bonito", disse Raíssa, que sofre de paralisia e hidrocefalia, em razão de um tumor cerebral. O estudante Rafael Kamarowski, da Escola de Educação Especial Alternativa, estava muito contente e aproveitou a solenidade para fazer uma foto em companhia do prefeito Beto Richa. "Estou muito feliz", disse Rafael, que vai jogar golfe nos jogos especiais.

Entre as propostas dos jogos especiais estão o incentivo a futuros profissionais no desenvolvimento de trabalhos na área, por meio de idéias inovadoras para a construção de uma sociedade mais inclusiva, participativa e integrada junto às pessoas com deficiência e a oportunidade de identificação de novos talentos esportivos com potencial para futura representatividade no seguimento, entre outros.

"O esporte é a energia e a integração social das pessoas e esse evento é a prova disso. Com boa vontade e as boas parcerias, viabilizamos um grande evento", afirmou o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo. Os jogos de 2009 têm apoio da Federação Paranaense de Golfe, Sesc Água Verde, Bosch e Entidades Sociais de Atendimentos à Pessoa com Deficiência.
Nas edições dos jogos em 2005, 2006, 2007 e 2008 participaram, em média, 900 atletas por ano, de 25 instituições de atendimento à pessoa com deficiência, nas áreas de deficiência auditiva, intelectual, física, visual.

Fonte: Jornale Curitiba.
www. jornale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário