sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Mpho Mainganye

Atleta sul africano nascido em Soweto – Joanesburgo, tem 18 anos. Sua deficiência é congênita e mostra a má formação dos membros superiores. A causa do seu problema é desconhecida, mas sabe-se que sua mãe também tem má formação em uma das mãos. Mpho tem os dois braços encurtados e as mãos são deformadas e isso traz algumas dificuldades no convívio em sociedade.
A SASCOC (South AmericanSports Confederation Olympic Committes) oferece pouco apoio à sua delegação. Os atletas sul africanos devem pagar seus custos para estar no Campeonato Mundial de Natação em piscinas de 25m, a ser realizado no Rio de Janeiro. Os dois atletas negros não tinham recursos para participar, então eles prestaram serviços na escola para conquistar o direito de viajar junto com a delegação.
Esta é a primeira competição de Mpho, mas ele nada desde os 7 anos de idade. Sua classificação é S7 e as provas concorridas são: 200m e 50m livres, 100m peito, 100m medley.
Peta Kaplan é a chefe da delegação e disse que apesar do quadro, existe uma política pública para o desenvolvimento dos paraatletas.
E-mail: mphomr@gmail.com
petak@gpg.gov.za
peta@yebo.co.za

2 comentários:

  1. Na minha opinião eu insentivo os atletas que fazem esse tipo de esporte. É fundamental para pessoas que tem medo de praticá-lo .

    ResponderExcluir
  2. esse atleta tbm é um exemplo de vida para todos nos ,por ele ter uma deficiencia desconhecida e dificil ele nao desistiu de seus objetivos.eu acho muito importante que
    haja esses esportes pra os deficientes
    pois eles se sentiram muito bem em fazer doquee gostam de fazer.todos os deficientes fisicos nao devem ficar com medo, o esporte
    éa melhor coisa da vida

    ResponderExcluir