terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Juanpablo Rosatti



Este atleta tem 26 anos e nasceu na cidade de Córdoba, atualmente vive em Buenos Aires – Argentina, onde pratica a natação, como paradesporto.
A natação surgiu na sua vida em função de um problema físico que ocorreu na sua vida. Antes, porém, Rosatti praticava futebol e basquete. Mas aos 11 anos ele precisou amputar a perna esquerda. A condição de deficiente em que se encontrava aconteceu graças a um tumor cancerígeno.
A recuperação, através da fisioterapia, mostrou-lhe a possibilidade da natação, pois era uma forma de reabilitação física que não o deixava muito fatigado.
Segundo Rosatti, o Governo Argentino, não tem condições de apoiar muito os esportes amadores, inclusive o para desporto. O para desporto é uma saída para a reabilitação, por este motivo atingir o índice para competir no exterior é um esforço individual. São apenas quatro competições por ano em todo país.
Rosatti participou de três Panamericanos, 2 Mundiais e 1 Paraolimpíada, em Pequim. Apesar de receber apoio do Governo, através das federações, Rosatti conta muito com o apoio dos amigos e dos pais.
A cidade de Buenos Aires tem algumas estratégias de adaptação para a circulação de pessoas com deficiência e pouca mobilidade, mas ainda falta muita coisa para ser ideal, sobretudo é preciso mudar a consciência das pessoas em relação a este assunto.
Sua classificação é a S-9 e sua especialidade é a prova de 100m costas.

Contato: eljuan83@argentina.com

Um comentário:

  1. Os paradesportistas são super humanos,que deparam com sua "incapacidade física" apenas com um obstáculo a ser batido.
    Não podem ele ser visto como um coitadinho que nada pode fazer,sim como verdadeiros guerreiros e grandes atletas e homes capazes de coisas tão além do que podemos imaginar.

    ResponderExcluir