sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Rodrigo Machado

É um atleta oriundo do Rio de Janeiro, componente da Seleção Brasileira, que apresenta uma deficiência visual desde muito jovem. Sua baixa visão é marca de nascença, em que apresentava apenas 30% no olho esquerdo e 40% no direito.
Sua situação se agravou quando foi alvejado por uma bola de tênis, aos 11 anos. Houve uma coagulação que afetou a fragilidade da retina.
Aos 12 anos, após uma cirurgia mal sucedida, o atleta passou a não apresentar mais nenhuma visão.
Rodrigo já era um atleta de natação e praticava travessias no mar acompanhado dos familiares, após o agravamento da lesão passou a freqüentar o Instituto Benjamin Constant, nesta instituição passou 13 anos. Em função de necessidade de novos treinos, sobretudo no período de férias, migrou para outra instituição que poderia garantir as suas necessidades de preparação para as provas de natação, a ONG: URECE.
Sua classificação é SB11. A letra “B” indica que é um atleta com deficiência visual.
Suas provas: 50m livres, 100m peito e 4 x 100.

www.urece.org.br

3 comentários:

  1. pra mim a historia de vida desse nadador é um exemplo de superaçao tanto paraas pessoas com deficiencia quanto para as pessoas q nao sofrem com nenhum tipo de deficiencia.

    ResponderExcluir
  2. Esse atleta é um exemplo para todos nós que reclamamos da vida, porque ele é cego e mesmo com esta dificuldade ele não desistiu do seu objetivo. Hoje em dia ele é um grande atleta brasileiro, que em breve estará nas Paraolimpíadas.

    ResponderExcluir
  3. esse atleta ou qualquer um nao é so um atleta mais tbm um guerreiro,pra praticar um esporte sem ver deve ser muito dificil ,mais todo atleta tem que ter muita força de vontade e muita foça pra correr atras dos seus sonhos e nao desistir nunca.
    apesar que um otimo atleta nao deve desistir nunca.que em breve ele estara nas olimpiadas trazendo com ele nao so uma medalha mais sim um orgulho.

    ResponderExcluir