segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Espotes adaptados na educação física escolar

Este trabalho vem sendo desenvolvido por três professore e a coordenadora pedagógica no Colégio Estadual Professor Murilo Braga – Cidade de São João de Meriti.
O conteúdo foi planejado em função de uma pesquisa informal sobre inclusão e esportes adaptados, na perspectiva das deficiências, com alguns alunos de turmas diversas. A história, citada por BETTI in GONZÁLEZ & FENSTERSEIFER (2005:150) diz que a educação física é “fundamentada basicamente no conhecimento médico, daí a influência do higienismo”, mas é preciso ampliar esta observação e entender, por exemplo que é importante um outro campo de debate sobre questões de inclusão e deficiência que não seja apenas a médica. Áreas de conhecimento, como a educação física, podem auxiliar no tratamento de uma pessoa com deficiência, é notório que certas atividades não são muito indicadas, mas SABA (2008:299) apresenta a adversidade: “mas sempre há uma maneira de manter o corpo ativo dentro das possibilidades individuais”.
Ao submeter as turmas, dos ensinos fundamental e médio, aos conteúdos dos esportes adaptados houve uma movimentação diferente entre os alunos, pois a novidade causou curiosidade. As novas formas de jogar e colher informações, do ambiente, explorando canais sensitivos diferentes ou pouco utilizados foi suficiente para agregar as pessoas. Os esportes utilizados foram escolhidos de acordo com as possibilidades de praticá-los, portanto os alunos experimentaram o futsal de cegos, corridas para cegos, lançamento de disco para paraplégicos, tênis de mesa para cadeirantes e voleibol sentado.

27 comentários:

  1. É de fundamental importância incluir durante as aulas de educação fisica, alguns jogos adaptados, além de trabalhar com canais sensitivos diferentes, contribui muito contra a resistência e o preconceito com os portadores de necessidades especiais.

    ResponderExcluir
  2. Na maioria das escolas hj em dia tem aluno com algum tipo de deficiência, esse e o momento de nos como profissionais de educação começar a levar atividades adpatadas para a escola e começar a trabalhar desde cedo com as turmas, de forma que eles levem as atividades para um lado recreativo e os deficientes se socializem com os amigos de forma natural sem preconceito.

    ResponderExcluir
  3. Pode se dizer que é de suma importância a inclusão dessas atividades adaptadas nas escola aonde a maioria dos alunos não possui algum tipo de deficiencia, pois eles pode perceber durante as atividade as dificuldade enfrentadas por essas crianças, trazendo assim a inclusão desses alunos com deficiencia, até mesmo pq hoje em dia nas escola sempre possui pelo menos um aluno com algum tipo de deficienca.

    ResponderExcluir
  4. Esse trabalho é uma forma de mostrar aos alunos a dificuldade que as pessoas com algum certo tipo de deficiencia têm de praticar atividades fisicas e de como o desporto os ajuda a se interagir e se socializar com as pessoas a sua volta.

    ResponderExcluir
  5. É dizer que a deficiência não pode ser esatamente uma questão a ser tratada somente somente pelos médicos, até porque isso fará com os prejudique cada vez mais o fator piscicológicos deles,

    havendo uma socializção com outras pessoas ou outros atletas isso com ceteza irá

    beneficia-los piscicológicamente e também aumentarar a sua auto estima

    ResponderExcluir
  6. È de fundamental importância trabalhar atividades adaptativas para que exista um melhor entendimento das dificuldades existentes e pertinentes dentro da atividade,havendo assim uma melhor concientização.

    ResponderExcluir
  7. Sem a menor sombra de dúvidas é muito importante a inclusão das atividades adaptadas nasa aulas de ed. física, pois irá proporcionar uma visão e um conceito mais amplo por parte dos alunos, com relação a vivências dos portadores de necessidades especiais.

    ResponderExcluir
  8. É de estrema importancia hoje que as escolas tenham atividades adaptadas, pois oferece aos alunos uma melhor condição de ensino através de jogos, brincadeiras... além de inovar o ensino de tantos portadores de deficiencias que precisam de uma atenção especial como exemplo o defeciente visual.

    ResponderExcluir
  9. A importância de incluir durante as aulas de educação física jogos adaptados é que trabalhamos canais sensitivos diferentes, e hoje em dia é muito normal encontrar aluno com algum tipo de deficiência, o profissional que trabalha levando atividades desse tipo, trás para o aluno uma consciência melhor do que é possível a acontecer com ele próprio e retrata de forma prática quais as dificuldades que os deficientes podem encontrar no seu cotidiano. Assim a luta fica mais facilitada contra os preconceitos com os portadores de necessidade especiais.

    ResponderExcluir
  10. Esse trabalho é fundamental nas escolas, principalmente para as crianças que estão com idades de trabalhar coordenação motora, equilibrio, lúdico e etc..., assim elas não estão sendo excluídas dessa fase tão importante da vida delas

    ResponderExcluir
  11. Ao meu ver realmente é de muita importância os esportes adaptados nas escolas, já que hoje o que mais se fala é inclusão.

    ResponderExcluir
  12. Além da inclusão, devemos destacar que mostrando a deficiência das pessoas, conseguimos sensibilizar todos os alunos. Mostramos como são capazes, apezar das dificuldades, de superar suas limitações, quebrar barreiras e vencer o preconseito. Assim, a inclusão dos alunos com deficiência acontece de uma forma natural, sem aquela forçassão de barra.

    ResponderExcluir
  13. Grande parte dos alunos fazem as atividades físicas de forma mecanicista, pois não dão importância as sensações corporais, sendo assim, os esportes adaptados na educação física escolar são de suma importância, pois contribuem para que os alunos possam praticar as atividades em cinestesia.

    ResponderExcluir
  14. Esse trabalho feito no Colégio Estadual em São João de Meriti é muito importante para os deficiêntes pois as atividades adaptadas estimulam várias sensações e com isso superam barreiras trazendo assim o bem estar e satisfação como um integrante da sociedade.

    ResponderExcluir
  15. Sem sombra de dúvidas a inclusão das atividades adaptadas em aulas de ed. física, trará grande importância para essa pessoas, pois com jogos adaptados trabalhamos canais sensitivos diferentes, e hoje em dia é normal encontrar pessoas com algum tipo de deficiência, por isso, o profissional que trabalha com essa visão de levar atividades desse calibre, deixará uma boa impressão para o aluno, com uma consciência melhor do que é possível ou que venha acontecer com ele próprio, retratando de forma prática nas quais as dificuldades que os deficientes possam encontrar no seu dia a dia. Assim, devemos ir contra os preconceitos com os portadores de necessidade especiais.

    ResponderExcluir
  16. certamente que é um dever a inclusão da educação fisica adaptada nas escolas chega de esclusão vamos inserir,incluir para um futuro melhor na vida das pessoas portadoras de deficiencia.

    ResponderExcluir
  17. Um esporte adaptado na escola vai fazer a maioria dos alunos a entender um pouco mais sobre a deficiência, não só os alunos como também nós professores.Aloha!

    ResponderExcluir
  18. Eu acredito que criar essas aulas sera o grande desafio para os futuros profissionais de educação fisica,aulas onde todos se sintam a vontade para participar e que sejam participativos.

    ResponderExcluir
  19. Os esportes adptados é de muita importancia pois, vai ajudar na inclusao social, a ter auto estima e promover saude possibilitando com o movimento do corpo a interaçao entre mente e o fisico.

    ResponderExcluir
  20. Eu acho super interessante ver pessoas hoje em dia preucupadas com o "deficiênte",seja ele físico ,auditivo e ate psicológico e preucuram iclui-los na vida social e tambem na área esportiva,adaptando vários esportes para que os deficiênte sintam-se motivados para participa em cada atividades esportivas.

    ResponderExcluir
  21. Os esportes adaptados são uma maneira de inclusão, mas eu acho que alguns devem ser praticados também por pessoas que não possuem deficiência, pois assim ele passa a conhecer as dificuldades das pessoas com deficiência. As pessoas se sentem motivadas ao ver que conseguem praticar algum esporte, mesmo que tenha algumas limitações.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. com a chegada dos jogos para-olimpicos, essa é uma das formas de integração dos portadores de deficiências. acho que deveria ser melhor trabalhado pelos nossos governates.

    ResponderExcluir
  24. Exelente postagem!
    Esse assunto é muito importante para nos profissionais da Ed Física (entre outras)pois
    devemos compartilhar com as dificuldades das pessoas com deficiencia, pois assim podemos chegar a conclusao que tods temos direitos de praticar os mesmos esportes, sendo eles adaptados ou não.
    A experiencia vivida por esses alunos creio que nao vai ser tao facilmente esquecida, pois por algumas horas se sentiram no lugar de pessoas con algum tipo de deficiencia, e puderam assim estar do outro lado pensando e refletindo que todos: normais ou com deficiencia fisica temos como praticar o mesmo esporte.

    ResponderExcluir
  25. é muito interessante essa troca de papéis, fundamental para adaptação dos alunos que não sofrem de deficiência, sentir na própria pele as dificuldades inerentes a deficiência nos faz crescer como cidadãos e seres humanosl.

    ResponderExcluir
  26. importantíssimo essa inclusão dos esportes adaptados pois além de trabalhar com canais sensitivos diferentes, promovem a socialização, o não preconceito e principalmente a melhoria da auto estima pessoal, pois não há nada como sentir-se capaz de realizar algo que não dependa diretamente de outra pessoa.

    ResponderExcluir
  27. muito boa essa iniciativa
    uma proposta muito legal para pesquisas

    ResponderExcluir