quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro


A Tecnologia Assistiva é entendida como qualquer produto ou serviço que ofereça condições para melhorar o desempenho das funções da pessoa com deficiência e igualdade de oportunidades que facilitam o processo de inclusão social.
A Oficina de Tecnologia Assistiva, fruto da parceria com o Departamento de Arte e Design da PUC-Rio, é um dos serviços oferecidos pelo CVI-Rio. Na Oficina são desenvolvidos objetos de tecnologia assistiva, a partir da motivação trazida pela própria pessoa, representada basicamente pelo desejo de exercer uma determinada atividade com maior autonomia. Os objetos individualizados facilitam o movimento das pessoas, o uso de suas capacidades e a maximização de seus potenciais.
O projeto dos objetos auxiliares é desenvolvido com a própria pessoa com deficiência e se inicia com uma entrevista na qual são considerados os desejos e as necessidades do usuário. Os objetos desenvolvidos atendem aos casos específicos, podendo ser levados para outras situações semelhantes através da experimentação.
O uso dos objetos promove a melhoria da qualidade de vida, fortalecimento pessoal e inclusão escolar e social das pessoas com deficiência.
Como exemplos de objetos de tecnologia assistiva, desenvolvidos pela oficina podemos citar: adaptadores manuais para escrita e alimentação, andadores e adaptadores corporais para adequação na cadeira de rodas como almofadas para assento e encosto, sistema para suporte da cabeça e do tronco.

Área de atuação:
Vida independente
Oficina de tecnologia assistiva
Suporte entre pares
Desenvolvimento humano e científico
Empregabilidade
Acessibilidade

Serviços
Orientação individual e em grupos
Orientação para cuidados corporais
Adequação postural em cadeira de rodas
Desenvolvimento e conecção de equipamentos
Sessões para troca de experiência entre pares
Consultoria às organizações
Desenvolvimento de cursos
Promoção de congressos, seminários e eventos
Ações de cidadania

Quem somos:
O Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro (CVI Rio) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1988 e liderada por pessoas com deficiência. Constitui a primeira entidade do gênero criada na América Latina. Presta serviços a pessoas com deficiência, familiares, profissionais interessados na área e empresas.

Missão:
Mobilizar a sociedade para uma visão inclusiva através do fortalecimento da pessoa com deficiência e do reconhecimento da diversidade humana.

Oficina de Tecnologia Assistiva
e-mail: cvrio@puc-rio.br
www.cvi-rio.org.br
Tel (21)25121088

Um comentário:

  1. Esse centrao traz uma forma de incluir as pessoas na sociedade de uma maneira onede acaba fazendo com que eles tenham um autonomia das pessoas que são defisientes.
    Luciana da cruz

    ResponderExcluir