quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Jogadas da Vida: Um livro para surdos e ouvintes


O ex-jogador de futebol Julio César apresenta a sua trajetória vitoriosa no livro Jogadas da Vida. Na obra, o autor conta o que fez para se tornar atleta e todos os percalços e conquistas dessa caminhada. Mas o objetivo inicial é primeiramente influenciar os ouvintes. "O livro serve para dar um recado ao ouvinte. De como pode agir com o surdo, respeitar a cultura surda e se possível facilitar as coisas também. Fui metade da vida ouvinte. A outra metade serei surdo", de clara o autor que ficou surdo aos 30 anos em consequência de uma Otosclerose, doença que calcifica os ossos do ouvido médio interrompendo a passagem do som.
Na obra, Julio fala sobre a comunidade surda e suas dificuldades e de como desenvolveu seu projeto Educação Física Integral para crianças surdas. O projeto existe há 10 anos e já foi levado para quatro escolas de surdos. "Dava aulas de educação física, dança e capoeira. Infelizmente, o projeto está parado porque a Secretaria de Esportes argumenta que não pode pagar professor. Enquanto isso, o surdo fica sem nada", protesta.
O livro foi lançado em abril em três eventos: na feira de tecnologia Reatech, ocasião em que o autor ministrou a palestra Jogadas da Vida, a mesma que apresenta em empresas de todo o país; na livraria da Cultura e no Corinthians aproveitando a adesão do clube paulista à Campanha de Acessibilidade do Conade.
Para o autor, lançar o livro no Corinthians foi um momento mágico. Foi lá que Julio iniciou a vida profissional. "Comecei no clube aos 16 anos. Dormia nas arquibancadas, pois meus pais mudaram para o interior e eu não tinha onde ficar em São Paulo. Fiquei nessa situação durante um ano. Depois passei a jogar no profissional. Imagina o que é voltar quase 30 anos depois, agora surdo", revela.
Após se aposentar no futebol, Júlio trabalhou em uma empresa como vendedor. Largou tudo para dar aulas de futebol para crianças pobres da periferia de São Paulo. Inicialmente, desenvolveu o projeto no grupo Negritude Junior e após quatro anos foi trabalhar com crianças surdas no Parque da Aclimação. "No primeiro dia tinha 80 crianças surdas maravilhadas pela primeira oportunidade de entrar em um campo para fazer o que tanto amavam: jogar futebol".
Julio César usa, sua experiência de vida que é retratada no livro para ministrar palestras em empresas. Foquei a história para os problemas da empresa. Abordo a ética profissional, trabalho em grupo, superação, determinação e criatividade. "Quero que os ouvintes vejam o potencial do surdo". Julio César criou também o Instituto Jogadas da Vida, que vai desenvolver projetos voltados para deficientes. Parte da venda do livro, das palestras, cursos de vendas e DVDs serão destinados à instituição.

7 comentários:

  1. É de grande valor para os alunos essa matéria, pois,com ela teremos um aprendizado melhor sobre essa situação de crianças com necessidades especias como a audição(citada acima),pois assim conhecemos o 'potencial do surdo' e também a história de uma pessoa que optou em se profissionalizar ajudando crianças que precisam de atenção, é uma pena que muitas vezes as Secretarias e Prefeituras não levam a sério esse trabalho criando projetos realizados para deficientes.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a atitude do ex jogador de futebol, no mundo tinha que existir mais pessoas assim como ele, com bastante determinação para ajudar as pessoas deficientes...
    O importante é que ele é um deficiente, eu acho que isso colabora mais ainda para que as pessoas percebam o valor de cada cidadão...
    As pessoas com deficiência deveria seguir esse exemplo de luta e ir em busca do seu ideal...

    ResponderExcluir
  3. É de extrema valia a história do Júlio César. Através da experiência de vida dele, podemos refletir sobre as nossas atitudes. Agora somos normais, mas ninguém sabe do futuro! É preciso que tenhamos uma visão mais solidária para com os que são deficientes. Nosso olhar, principalmente enquanto profissionais de Educação Física, deve ser um olhar inclusivo, onde possamos utilizar dos meios que temos para incluí-los. Obstáculos para nós e para eles serão superados, se juntos estivermos em busca de um único objetivo: o de conquistar o respeito e espaço que estas pessoas, que tem uma limitação vista a olhos nus, merecem, pois muito mais que nós "normais", eles superam a cada dia seus próprios limites.
    Patrícia Calvano de Freitas Cordeiro aluna do Curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira.

    ResponderExcluir
  4. O Júlio César, procurar no0s mostrar em poucas palavras que não precisamos esperar que aconteça alguma coisa para que possamos fazer algo para o próxim, principalmente para os surdos, que tem tanto potencial quanto qulquer outro dito "normal", por isso, temos que nos doar mais e nós, futuros profissionais de Ed. Física, fazer DIFERENTE e realmente incluir na prática portadores de qualquer deficiencia e não somente na teoria.

    ResponderExcluir
  5. Este texto nos mostra a realidade de como é difícil lidar com as pessoas com deficiência auditiva. Realmente não existem professores preparados, e os centros que atendem tais pessoas estão muito pouco preparados. Por possuir uma deficiência como a surdez muitas vezes o indivíduo fica de lado, ou na sua totalidade das vezes. Nós como profesores precisamos mudar esta cena, nos prepararmos para receber qualquer aluno e este ser aceito pelo grupo.

    ResponderExcluir
  6. É muito satisfatório conhecer a cada dia mais pessoas que superam as suas deficiências e ajudam a construir sonhos para tantas outras que já perderam as esperanças. Júlio César é um exemplo de determinação!

    ResponderExcluir
  7. É incrivel como ainda existem barreiras para se conseguir apoio em projetos que só querem beneficiar as pessoas que precisam. É bom saber que pessoas como o ex-jogador de futebol Julio Cesar estão ai para ajudar pessoas com necessidades especias!

    ResponderExcluir