quarta-feira, 2 de setembro de 2009

AdaptSurf




Iniciado em 2007, o projeto tem como objetivo geral promover a inclusão e integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida através do esporte e lazer, aproveitando a praia como ambiente e o surf adaptado como instrumento. O Instituto promove, divulga e difunde o surf como modalidade de esporte adaptado, para tanto, desenvolvemos parcerias com entidades ligadas ao esporte, escolas de surf e outros Projetos de Surf Adaptado.



Oficinas de Surf Adaptado
Vivência prática do surf para pessoas com deficiência, visando educar, socializar e desenvolver o indivíduo globalmente através de uma metodologia lúdica e total segurança. As vivências são orientadas por uma equipe especializada formada por fisioterapeutas, professores de educação física, instrutores, surfista adaptado, estagiários e voluntários. Oferecidas gratuitamente a todos os participantes interessados em praia e mar.
As aulas são realizadas individualmente ou em pequenas turmas e divididas em diferentes dias e turnos, no Posto 2 da Barra da Tijuca e no Posto 11 do Leblon. Proporcionando às pessoas com deficiência a possibilidade de integração com outras pessoas e com a Natureza. Abrange o ensino da técnica, noções de oceanografia e educação ambiental, adaptação ao meio líquido e ao ambiente de praia. Além disso, os alunos recebem material didático de apoio, uniforme e certificado.

Treinamento de Atletas
Treinamento específico objetivando a formação do atleta e a construção de princípios e valores éticos. Acompanhamento de atletas adaptados visando competições nacionais e internacionais, oferecendo apoio integral e condições favoráveis ao seu desenvolvimento, incluindo: treino técnico, tático, condicionamento físico e acompanhamento fisioterápico.

Eventos de surf adaptado
Realização de eventos demonstrativos de surf adaptado com o intuito de divulgar o esporte, visando seu pleno desenvolvimento, além de conscientizar a população sobre a importância da inclusão e integração social e da necessidade de melhoria nas condições de acessibilidade das praias. Apresentações em campeonatos de surf, e eventos na praia.

Oficina Multimídia
Promove a interação com diferentes tipos de mídia, onde os próprios surfistas aprendem a filmar e a fotografar o surf e os momentos na praia. Inclui a produção de vídeos, fotos e exposições abertas ao público. As pessoas que admiram o surf podem participar registrando imagens do cotidiano das praias.

Oficina de Artes
Desenvolve a criatividade dos surfistas e promove a interação do surf com a arte, aproveitando a Natureza como fonte de inspiração. Vivências e experimentações que estimulam o indivíduo a expressar emoções e sentimentos através da pintura, escultura, música, dança, teatro, arte em geral.

Inscrições e voluntariado
Ficou interessado em participar? Gostaria de vivenciar o surf? Quer ser voluntário?
As inscrições e a participação nas oficinas e eventos são gratuitas para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Basta entrar em contato conosco e realizar o seu cadastro.
Amigos, familiares e surfistas são bem-vindos para participar como voluntários nas oficinas e eventos fornecendo apoio à equipe ADAPTSURF.
Saiba como fazer parte desta iniciativa entrando em contato conosco.
Inscrição e cadastro: mailto:%20contato@adaptsurf.org.br?Subject=Fale%20conosco

Contato:Henrique Cardoso Saraiva
henrique@adaptsurf.org.br
(21)91213482
www.adaptsurf.org.br

7 comentários:

  1. Esses tipos de iniciativa são muito importante pois o leque de atividade adaptados para os portadores de deficiencia cresce cada vez mais possibilitando assim uma melhor mostrar para todos que mesmo com deficiencia essas pessoas são capazes de realizar qualquer atividade. Nada melhor dos as atividades ao ar livre com um toque do mar!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso o projeto, o surf é um esporte que envolve muitos elementos, muito contato direto com a natureza e com a própria pessoa. Poder proporcionar isto a uma pessoa que esteja interessada, e dar todo suporte a uma pessoa deficiente e ainda de graça é realemnte incrível. Parabéns e muito sucesso no projeto.

    ResponderExcluir
  3. Aí está um grande projeto, maravilhoso!
    Faz com as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida acreditem em si mesmas mostrando-as q são capazes de surfar, q é um esporte maravilhoso e serem felizes aproveitando a praia e o ambiente. Sem falar na auto-estima delas né?. Isso é genial. Não tem nada melhor do que curtir o dia na praia. A interação do surf com a arte é d+ fazendo com q o individua expresse suas emoções e sentimentos através da arte.
    Isso tudo é um pacote de auto estima, bem estar e saúde.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal essa iniciativa!!!
    Superação acima de tudo, inclusão social, um projeto que vale a pena um investimento, e que o resultado tem um valor imenso, um bem estar fisico, mental e social! A interação de pessoas com nessecidades especias com pessoas que não nessecitam esta presente a todo momento, a uma troca de esperiência. Facinante!

    ResponderExcluir
  5. Eu moro em Saquarema, capital nacional do surf e lá o surf é praticado por muitos, mas não por pessoas com deficiência. Não existe uma organização como essa. A natação é um das melhores atividades físicas para o corpo, pois trabalha com o corpo todo. E o surf, faz com que a pessoa vivencie com a natureza, com o meio ambiente, trabalhando não só o corpo, mas também a mente. É uma ótima forma de ocupação além de ser um esporte muito prazeroso.

    ResponderExcluir
  6. Para mim esse é um dos melhores projetos, praia é natureza, o surf trabalha movimentos radicais, mesmo com mobilidades reduzidas a sensação de deslizar sobre as ondas, faz que tenham de volta a liberdade, e o “barato”, que na queda também será prazeroso, trabalhará os músculos de maneira geral no nado para se recuperar e água não machuca. Tem uma equipe bem montada com suporte necessário em qualquer situação. Desenvolve a auto-estima e junto com a arte maneira de expressar. Esta de parabéns esse projeto!

    ResponderExcluir
  7. Um projeto como esse merece aplausos, por colocar todos em contato com a natureza, praticando esporte, trabalhando a mente e o corpo. O surf é um esporte prazeroso.

    ResponderExcluir