sábado, 12 de setembro de 2009

CER Humano


O Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos realizou dia 11 de setembro o primeiro Encontro Sobre Empregabilidade da Pessoa com Deficiência da Baixada Fluminense na Mitra Diosesana de Nova Iguaçu.
O evento teve como objetivo discutir a inclusão social da pessoa com necessidades especiais, tendo como foco as ações governamentais, das empresas e da sociedade civil na área da empregabilidade.

Especificamente, tratou de classificar temas do trabalho, como a empregabilidade e a lei de cotas, formação e qualificação da pessoa com necessidades especiais, através do compartilhamento de vivências e tocas de informações entre profissionais e técnicos do sistema municipal de empregabilidade das pessoa com necessidades especiais;
Possibilitar a melhoria da qualidade de vida da pessoa com necessidades especiais, pensando não só a sua inclusão no mercado formal de trabalho, mas também a percebendo como indivíduo capaz de intervir no meio social de forma profissional.

Os temas discutidos giraram entorno da Aplicação da legislação (lei de cotas),Trabalho e emprego, e; Acessibilidade e desenho universal: conceitos.
O evento contará com a participação do Prof. Nilton da Costa Silva – Diretor de Extensão do CEFET/RJ, Dr. Francisco Onofre – Dir. do DETRO/RJ, Dr José Bonifácio Novelino – Superintendente do Trabalho e Emprego/RJ.

Primeira mesa: Prática na empregabilidade de pessoas com deficiência física, experiência, desafios e resultados.

Segunda mesa: Legislação como instrumento de facilitação, fiscalização e aplicação das cotas.

Terceira mesa: Acessibilidade e desenho universal: conceitos, soluções e possibilidades.

Quarta mesa: O desafio da formação e qualificação da pessoa com deficiência física, experiências, ações e soluções.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este evento nos relata a dificuldade que incluir as pessoas com qualquer tipo de deficiência no mercado de trabalho. Mesmo amparados por uma legislação (lei de cotas) o comércio ainda tende a excluir essas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. É notório a grande dificuldade na inclusão social de pessoas com necessidades especiais ,no mercado de trabalho, devido a grande ignorância e preconceito ainda existentes, talvez por não conhecerem adequadamente as características deste tipo de pessoas e por reproduzirem percepções estereotipadas de que se trata de "gente diferente", "doente" e outras expressões igualmente equivocadas.

    ResponderExcluir
  4. na minha visão a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalhos ainda encontra uma resistencis por parte dos pessoas consideradas normais, apesar de existir as leis que garante eles no mercado de trabalho, precisamos concientizar a todas as pessoas em relação a essa questão mudar nossa cultura.

    ResponderExcluir
  5. Todos nós sabemos que infelizmente ainda existe o preconceito no mundo que vivemos... As pessoas deveriam se conscientizar que somos todos iguais perante a lei, não só perante a lei, como também em questão da capacidade de cada um, não é porque uma pessoa possui uma necessidade especial que ela se torna incapaz ou inútil para o mundo...Ela precisa apenas de uma adaptação para demonstrar sua capacidade...
    Possibilitar a melhoria da qualidade de vida da pessoa com necessidades especiais,não é só a sua inclusão no mercado formal de trabalho, mas também a percepçao como indivíduo capaz de intervir no meio social de forma profissional.

    ResponderExcluir
  6. Estamos diante de muitos problemas no mundo que vivemos, como exemplo o preconceito que infelizmente tira o direito da inclusão no mercado de trabalho de muitas pessoas com necessidades especiais que são limitadas e nem sempre reconhecido o profissionalismo de cada um.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que está faltando informação sobre esse assunto, muitos ñ sabem como lhe dá com pessoas com necessidades especiais, não as enxergam e simplesmente acham que elas são incapazes de entrar para o mercado de trabalho. Esse encontro do Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos é muito importante para conscientizar as pessoas sobre essa inclusão do deficiente físico no mercado de trabalho e no meio social e possibilitar a melhoria da qualidade de vida da pessoa com necessidades especiais.
    Esse é um tipo de trabalho grandioso, acho q deveria acontecer mais vezes e em vários lugares.

    ResponderExcluir
  8. O emprego já é difícil para pessoal sem deficiência, então é de grande importância encontro como esses, contribuindo para melhora da inclusão. Além de falar de temas a empregabilidade e a lei de cotas tratou de um tema de grande importância que é a qualificação de pessoas com necessidades especiais.

    ResponderExcluir
  9. ainda não é tao facil a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho, por isso torna-se muito importante a preparação e treinamento das mesma para facilitar no processo.

    ResponderExcluir