quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Associação dos Pintores com a Boca e os Pés





Fundada em 1956 por Erich Stegmann, tem providenciado, por mais de 50 anos, uma vida independente para artistas que não têm o uso de suas mãos. Todos os membros dessa sociedade internacional são incapacitados de pintar usando suas mãos, e todos são beneficiados com a satisfação em poder ganhar seu próprio sustento, independente de caridade.
Uma vez que se tornam "membros" (sócios), seu trabalho deve ser de um padrão que possa competir em estética e base comercial com os trabalhos de artistas convencionais.
INDEPENDÊNCIA, AMOR E ARTE
Os artistas associados recusam caridade, preferindo reter seu respeito próprio competindo em termos iguais com artistas "normais"; eles fazem de tudo para assegurar que sua Associação seja entendida como um trabalho, um negócio, e que não seja confundida com entidades filantrópicas, colorindo assim a apreciação pela sua arte por sentimento.
A Pintores com a Boca e os Pés não é uma associação beneficente, mas sim uma sociedade de membros importantes. Todos os seus integrantes aprenderam a desenhar e pintar sustentando o pincel com a boca ou com os dedos dos pés, por terem perdido o uso das mãos.
A constituição da sociedade, no ano de 1956, deu oportunidade a todos os seus membros de se manterem com a venda de pinturas em forma de cartões, calendários e outros artigos. Nossa principal preocupação é incentivar pessoas com essas deficiências, proporcionando-lhes uma bolsa de estudos até o seu aperfeiçoamento na pintura.
Os quadros dos Pintores com a Boca e os Pés estiveram expostos no Brasil e por todo mundo.
Mais de 500 Membros em Mais de 70 países
A Associação conta com mais de 770 artistas, em mais de 70 países, e não faz distinção alguma entre nacionalidade, raça e crença. HÁ 36 PINTORES NO BRASIL, e a Associação procura ativamente por novos estudantes e membros.
Essa cooperativa mundial única é gerenciada e administrada sob o controle e supervisão de seus membros, todos artistas sem o uso de suas mãos.
O sucesso das vendas de seus produtos num mercado altamente competitivo, ajuda a assegurar aos artistas um estilo de vida independente que realça a atividade do seu trabalho criativo, livre de preocupação financeira. Para esse fim, os artistas possuem sua própria empresa de edição, ou indicam editores para produzir, distribuir e vender os produtos característicos de seu trabalho.
Eles também têm especialistas financeiros e legais para cuidar de seus assuntos, e têm sido bem sucedido em manter os custos de administração abaixo de 7% da renda das vendas.
Para serem reproduzidos, os trabalhos são inteiramente selecionados com base no potencial de vendas artístico, e não nas necessidades dos artistas a fim de contribuir com a renda da sociedade em qualquer ano.
APBP
Rua Tuim, 426 Moema – SP
CEP 04514-101
Tel: (11) 5051-1008
http://www.apbp.com.br/

18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião é um dever nosso incentivar esses tipos de artistas, pois todos temos talentos interiores e exteriores, e essas pessoas precisam apenas de "espaço" para demonstrar o que sabem...
    O fato delas não possuirem as mãos não as prejudicou de maneira nenhuma, elas trabalham e ganham o sustento sem depender de caridade...
    Isso é importante porque tornam essas pessoas indivíduos capazem de intervir no meio social de forma profissional...
    Temos que continuar conscientizando as pessoas pela melhora da qualidade de vida da pessoa com necessidades especiais...a inclusão é muito importante !!!

    ResponderExcluir
  4. Independentemente de possuirmos algum tipo limitação a manifestação artística não sofre influência,já que é algo que vem de nosso interior,seja ela na música,no teatro,na televisão,nas artes plásticas como no texto acima.Uma manifestação como essa deve ser valorizada reproduzida no contexto de que devemos trazer este exemplo de superação para a nossa vida.

    ResponderExcluir
  5. É de grande importância para a sociedade a divulgação e o reconhecimento do trabalho dos portadores de deficiência, pois os aproxima dos não portadores de deficiência. É através de oportunidades como esta que a Associação dos Pintores com a boca e os pés oferece que os portadores de deficiência podem mostrar que não são deficientes mas que possuem uma deficiência, ou seja, possuem sim alguma ou algumas limitações mas não são totalmente incapacitados.

    ResponderExcluir
  6. Que obras mais lindas !!!
    Temos que ter mais exposições para divulgação de tais trabalhos, para promover maior venda e maior estímulos aos iniciantes. Isso nos mostra mais uma vez que a deficiência não impossibilita uma pessoa de fazer o que ela quer e tão bem quanto uma outra dita "normal.

    ResponderExcluir
  7. Muito bonito!!!
    Ver a dedicação de cada uma dessas pessoas que superam seus limites e produzem obras primas. Motiva o meu coração e me impulsiona a querer buscar sempre mais,independente de qualquer coisa. O que mais vale a pena é prosseguir em direção ao alvo da alegria, da liberdade e da certeza da vitória. Como cada um deles transmitem em suas obras!

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana saber que pessoas mesmo com limitações, exercem essa linda função de criar belos quadros e conquistam seu próprio sustento.
    Desenvolvendo a interação com outras pessoas, auto-estima, a liberdade de expressar seus sentimentos e a criatividade. E enfim chegar ao principal objetivo que é competir em termos iguais com artistas “normais”.

    ResponderExcluir
  9. Incrível!!!
    Muito legal essa associação, o que achei mais fascinate é que os integrantes dessa associação não enchergam ela como uma entidade filantrópicas, e sim como um trabalho e querem reconhecimento!
    muito Show!!!

    ResponderExcluir
  10. São verdadeiros artístas, tão talentosos quanto artistas que pintam com as mãos. Atravéz da arte eles transmitem o seus sentimentos, mostram seu mundo. Assim com suas habilidades fazem com que todos reconhessam e valorizem seus trabalhos, tornando-os assim, artistas como todos os outros, e muitos se destacam até mais, pela sua sencibilidade, pois sabemos que quando existe uma deficiência, automaticamenmte afloram outros sentidos.

    ResponderExcluir
  11. É emocionante ver o trabalho desses artistas. Eles são um exemplo de perseverança e força de vontade. Devemos pensar em pessoas assim quando reclamamos da vida por pequenas bobagens. O trabalho realizado pelos que pintam com a boca e com os pés merece destaque e uma divulgação maior para incentivar pessoas com deficiência que acreditam serem incapazes de produzir. Ass: Milton Gimenes, aluno de Ed. Física da Universo de Niterói.

    ResponderExcluir
  12. Só Deus para fazer um acontecimento desses, Atravéz da arte eles transmitem o seus sentimentos, mostram seu mundo, com suas habilidades todos reconheçem e valorizam seus trabalhos, tornando verdadeiros artistas como todos os outros. Acho super interessante saber que pessoas mesmo com limitações, exerçam essa linda função de criar belos quadros e conquistam seu próprio sustento.
    Desenvolvendo a interação com outras pessoas, auto-estima, a liberdade de expressar seus sentimentos e a criatividade.

    ResponderExcluir
  13. Não sei nem o que dizer,a força que essas pessoas tem de vencer de viver,de mostrar para toda essa sociedade o talento dentro de uma dificuldade enorme que eles encontraram e conseguiram dominar e transformar nessas obras maravilhosas,brasil,mundo, vamos olhar e apoiar mais muito mais os nossos talentos,verdadeiros artistas e desportistas.

    ResponderExcluir
  14. Não tem muito para ser dito é um trabalho espetacular,é necessário muita força de vontade para aceitar sua condição e ainda trabalhar com tanto prazer e beleza. e tem jente que reclama da vida.

    ResponderExcluir
  15. É muito importante esse tipo de oportunidade dada para pessoas deficiêntes com ausência das
    das mãos é gratificante para eles que hajá uma integração com os pintores físicamente normais,isso fara bém para a auto estima do mensmo.
    porém as obras expostas nesse texto são perfeitas, muito lítidas,conheço pintores normais que não possuem o mesmo talento.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. excelentes pinturas feitas por pés e bocas muito interessante essa tecnica e muito motivante para as pessoas que nao tem como pintar com as maos,que superaçao das pessoas,e a melhor coisa eles passam suas imagens mentais com sua bocas e pés,excelentes pinturas parabens ao pessoal

    24 de Novembro de 2009 05:25

    ResponderExcluir
  18. Sou psicóloga e arteterapeuta e estou fazendo um trabalho de pintura com a boca com uma tetreplégica.Ela nunca havia pintado e esta gostando muito da ideia de pintar.Gostaria de saber o posso usar com adapdador para colocar o pincel na boca. No momento estou usando um sonda mas ela está achando desconfortavel.Agradeço se alguém puder me ajudar.

    ResponderExcluir