quinta-feira, 1 de outubro de 2009

LARAMARA

Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual é uma organização da sociedade civil que visa apoiar a inclusão educacional e social da pessoa com deficiência visual: cegos, baixa-visão ou múltipla deficiência.
É um espaço de referência no trabalho em parceria com a família, escola e comunidade para a promoção do processo de aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com deficiência visual.
As ações da instituição incluem avaliação oftalmológica especializada, avaliação das necessidades educacionais especiais referentes à deficiência visual e atendimento específico de crianças e jovens vindos de todo o Brasil.
Missão
Promove a disseminação de conhecimentos e experiências na área da deficiência visual, desenvolvendo cursos especializados, seminários, encontros e conferências dirigidas a professores, profissionais da área, familiares e comunidade em geral.
A busca por recursos pedagógicos e brinquedos adequados, o desenvolvimento e adaptação de materiais, métodos e técnicas inovadoras e um espaço físico acessível às necessidades da pessoa com deficiência visual e outros comprometimentos têm sido alvo de constante pesquisa.
História
Foi fundada, pelo casal Mara e Victor Siaulys, em 7 de setembro de 1991 e já recebeu cerca de 8000 usuários que se beneficiaram em algum programa da instituição.
Laramara foi agraciada, em 1995, pela Fundação Abrinq em reconhecimento pela preocupação da instituição de garantir o direito das crianças com deficiência visual de brincar e aprender de maneira lúdica e prazerosa.
Em 1996, 1997, 1998 recebeu o Prêmio Comunidade Solidária do Governo Brasileiro pela proposta realizada na preparação de jovens para o mercado de trabalho.
Atualmente possui cerca de 700 crianças e jovens integrados em algum programa ou serviço na instituição.
Relações Institucionais e Visitas Monitoradas
A Diretoria de Relações Institucionais da LARAMARA visando apoiar e efetivar a inclusão da pessoa com deficiência visual no contexto social interage com as pessoas com deficiência e seu entorno; e também com a sociedade em geral, visando orientar sobre as possibilidades e potencialidades das pessoas com necessidades específicas para a sua inclusão social. Informa sobre serviços, técnicas e tecnologias disponíveis que viabilizam o tratamento em condições de igualdade, oportunizando a participação de pessoas com deficiência visual (habilitadas e/ou reabilitadas) nos processos seletivos existentes no mercado de trabalho (concursos públicos, serviços efetivos e temporários, prestação de serviços e etc).

A LARAMARA abre suas portas para a comunidade.
Visitas Monitoradas todas terças-feiras às 14 horas, com duração de duas horas.
Agende com antecedência
(0xx11) 3660.6405 ou por e-mail: acbarqueiro.ct@laramara.org.br

2 comentários:

  1. A laramara ajuda os deficientes a se integra no mercado de trabalho e na sociedade,traves disso ele podem mostra que são capazes de muitas coisas apesar de algumas pessoas não querem empregar os deficientes por achar que iram complicar o desenvolvimento de sua empresa,mas não e bem assim eles ate trabalham melhor que um pessoa normal. Luciana da cruz

    ResponderExcluir
  2. O trabalho que a laramar vêm desempenhando em São Paulo orientando professores, familiares e deficiêntes visuais na educação, incluindo no mercado de trabalho e dando oportunidade de está inserido na comunidade e fazendo valer seus direitos.

    ResponderExcluir