quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Visita ao Instituto Benjamin Constant

O Instituto Benjamin Constant foi criado pelo Imperador D.Pedro II através do Decreto Imperial n.º 1.428, de 12 de setembro de 1854, tendo sido inaugurado, solenemente, no dia 17 de setembro do mesmo ano, na presença do Imperador, da Imperatriz e de todo o Ministério, com o nome de Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Este foi o primeiro passo concreto no Brasil para garantir ao cego o direito à cidadania.


Estruturando-se de acordo com os objetivos a alcançar, o Imperial Instituto dos Meninos Cegos foi pouco-a-pouco derrubando preconceitos e fez ver que a educação das pessoas cegas não era utopia, bem como a profissionalização.
Com o aumento da demanda foi idealizado e construído o prédio atual, que passou a ser utilizado a partir de 1890, após a 1ª etapa da construção. Em 1891, o instituto recebeu o nome que tem hoje: Instituto Benjamin Constant (IBC), em homenagem ao seu terceiro diretor.
Fechado em 1937 para a conclusão da 2ª e última etapa do prédio, o IBC reabriu em 1944. Em setembro de 1945 criou seu curso ginasial, que veio a ser equiparado ao do Colégio Pedro II em junho de 1946. Foi proporcionado, assim, o ingresso nas escolas secundárias e nas universidades.
Atualmente, o Instituto Benjamin Constant vê seus objetivos redirecionados e redimensionados. É um Centro de Referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual. Possui uma escola, capacita profissionais da área da deficiência visual, assessora escolas e instituições, realiza consultas oftamológicas à população, reabilita, produz material especializado, impressos em Braille e publicações científicas.




No último dia 26 os alunos do Colégio Estadual Prof. Murilo Braga visitaram o IBC com a finalidade de dar continuidade ao conteúdo pedagógico da disciplina educação física “Esportes Adaptados”. Ao conhecer o instituto os jovens se surpreenderam com a qualidade do atendimento e a variedade de ações e dos resultados.
Uma das ações que mais chamaram atenção de todos, naturalmente foi o esporte. Destaque para o futebol e para o goalboll. Neste os jovens tiveram a oportunidade de jogar junto com os atletas da Seleção Brasileira, pois todos precisam usar vendas, o que deixou em condições de igualdade.


O professor Paulo Sergio nos recebeu com a maior elegância e nos mostrou o trabalho competente de inclusão através do esporte.
www.ibc.gov.br

5 comentários:

  1. Este artigo pode nos inteirar mais não somente sobre a história e principalmente do trabalho excelente que é realizado no Instituto Benjamin Constant.

    ResponderExcluir
  2. graças a sensibilidade de pessoas como o imperador e seus sucessores que fizeram realidade este projeto,temos hoje um dos maiores centros de interação de deficientes visuais que não só promovem a superação dos mesmos,como também fazem com que a inclusão dessas pessoas sejam realidade em nosso país.parabéns ao instituto!

    ResponderExcluir
  3. Como é importante a iniciativa de nós, educadores, termos atitudes diferenciadas! Com toda certeza a postura e a visão dos alunos que puderam vivenciar esta experiência será outra! Este é o papel do professor, que nós possamos mediar, de maneira significativa, esses conhecimentos, essas posturas que estão sendo formadas! Parabéns pela iniciativa de levar crianças ditas normais a um espaço onde crianças com deficiência visual tem a oportunidade de desenvolver-se!
    Patrícia Calvano de Freitas Cordeiro, aluna do Curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Este tipo de visita contribui muito para a formação desses jovens, ajudando a acabar com qualquer preconceito existente, tendo em vista, que tiveram contato direto e participaram de atividades juntos com os alunos desse instituto, que por sua vez, realiza um excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  5. é sempre bom ver que existem pessoas boas que tem iniciativas como está.
    Vivemos em um mundo onde infelizmente o preconceito e as diferenças estão claramente espostas a todos. Então uma iniciativa em que é mostrado que não existem pessoas deficiêntes, mas sim diferentes é de vital importãncia, sendo asssim gostario de deixar aqui meu os meus parabéns a esta iniciativa

    ResponderExcluir