domingo, 4 de outubro de 2009

Glaucoma

A deficiência não é uma doença. A deficiência é uma condição imposta a uma pessoa por uma doença.
O glaucoma é uma doença que causa a cegueira. A cegueira é a condição de não ver nada ou quase nada.
O glaucoma é causado por diferentes enfermidades que, na maioria dos casos, levam a um aumento da Pressão Intra Ocular. O aumento da pressão é causado por um bloqueio ao fluido no interior do olho. Com o tempo isto causa dano ao nervo óptico. Através da detecção precoce, diagnóstico e tratamento, você e seu oftalmologista podem ajudar a preservar sua visão".
Pense em seu olho como em uma pia, na qual a torneira e o ralo permanecem permanentemente abertos. O humor aquoso está constantemente circulando através da câmara anterior. É produzido por uma pequena "glândula", chamada corpo ciliar , situada atrás da íris. O aquoso flui entre a lente e a íris e, é após nutrir a córnea e a lente, flui para fora através de um tecido esponjoso e fino chamado malha trabecular , que serve como o ralo (escoamento ) do olho. A malha trabecular está situada no ângulo onde a íris encontra a córnea.
Quando o ralo da pia entope, o aquoso não consegue deixar o olho tão rapidamente quanto é produzido, causando um fluxo retrógrado. No entanto, como o olho é um compartimento fechado , a pia não transborda; ao contrário, o fluxo retrógrado causa aumento da pressão intraocular. Chamamos isto de glaucoma de ângulo aberto.
Para entender como o aumento da pressão afeta o olho pense em seu olho como se fosse um balão. Quando muito ar é soprado para dentro de um balão , a pressão aumenta , causando seu estouro. Mas o olho é resistente demais para estourar. Esta pressão aumentada passa a atuar sobre a parte mais fraca do olho, o ponto na esclera onde o nervo óptico deixa o olho.
Como mencionado anteriormente, o nervo óptico é a parte do olho que carrega a informação visual até o cérebro. É formado por mais de um milhão de células nervosas. Quando se eleva a pressão no olho , as células nervosas tornam-se comprimidas , o que as danifica , e eventualmente até causa sua morte. A morte destas células resulta em perda visual permanente. O diagnóstico e o tratamento precoces do glaucoma podem prevenir esta situação.

Tipos de Glaucoma

Existe uma variedade de tipos de glaucoma. As formas mais comuns são:• Glaucoma primário de ângulo aberto• Glaucoma de pressão normal• Glaucoma de ângulo fechado• Glaucoma agudo• Glaucoma pigmentar• Síndrome de esfoliação• Glaucoma pós-trauma

Dr. Leôncio de Souza Queiroz Neto

12 comentários:

  1. Muitas pessoas acham que uma pessoa deficiente é a mesma coisa de uma pessoa doente e isso não é verdade, pois deficiência não é uma doença é uma condição, a pessoa não tem deficiência porque quer e sim ela adquiri.
    A deficiência pode ser permanente ou não.
    A pessoa que possui deficiência não é necessariamente um deficiente.
    O glaucoma é um exemplo disso, pois é uma doença que causa a cegueira. A cegueira é a condição de não ver nada ou quase nada.
    Existe outras doenças que como o glaucoma é uma condição imposta a uma pessoa por uma doença.
    Nós profissionais temos que esclarecer isso não só para os nossos alunos, como também para a população, para que eles entendam a diferença entre doente e deficiente,e assim ajudar a ter um mundo melhor, com menos preconceito e com mais atitude e intenção de inclusão, pois uma pessoa deficiente tem a mesma capacidade que uma pessoa "normal".

    ResponderExcluir
  2. Estou encantda com tantas matérias sobre a Ed. Física Adaptada,pois está me ajudando muito a entender a diferença entre doença e deficiencia,antes eu entendia numa visão geral como todos veem e hoje já tenho condições de explicar essa diferença, que doença é uma patologia e deficiência é uma condição,isto é, pode ser adquirida por um acidente que a pessoa fica deficiente temporariamente ou definitivamente ou por uma doença, como é o exemplo que foi muito bem explicado no texto acima do glaucoma, que causa a cegueira, ou caso seja detectado precosemente a visão pode ser preservada. Sendo assim,nós futuros profissionais de Ed. Física temos que nos atentar para essas diferenças e procurar nos aprofundar nos assuntos, para que tenhamos argumentos sensatos sobre esses temas que hoje estão cada dia mais frequentes em todos os lugares.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a afirmativa de que a deficiência não é uma doença, porém discordo da frase que diz que a deficiência é uma condição imposta por uma doença, pois passa a idéia de que toda deficiência é causada por uma doença e nem sempre é assim.O glaucoma é um exemplo de uma doença que pode levar a uma deficiência, mas não se pode generalizar. Um exemplo de uma deficiência que nem sempre é causada por uma doença é a paralisia cerebral, as causas são inúmeras e muitas delas não envolve doenças, como a falta de oxigênio durante o parto.

    ResponderExcluir
  4. O reumo nos fala de uma doença que causa a cegueira,o glaucoma. Existem vários tipos de glaucoma. Também esclarece e nos mostra que a deficiencia não é uma doença e não impossibilita a pessoa de tratar e ter a vida normalmente como outra, a deficiência pode ser causada ate mesmo por um acidente de carro. Assim, podemos ver que essa materia é muito necessária para nois futuros professores, pois adquirimos conhecimento para tratarmos melhor desse assunto.

    ResponderExcluir
  5. Foi constatado que metade das pessoas que tem glaucoma não sabem disso.Idealmente, todas as pessoas devem verificar por glaucoma a partir dos 35 anos, com a freqüência das checagens aumentando com a idade. O texto é muito importante para a nossa conscientização sobre o glaucoma, uma doença pouco falada e que pode debilitar seriamente o individuo se não for constatada a tempo de tratamento.

    ResponderExcluir
  6. Louis Braille - Não canhecia sua história, e achei genial que 1839, uma pessoa sem os recursos que temos hoje, tenha inventado uma liguagem para os cegos, que é utilizada até hoje em 2009

    Carmen Guinle

    ResponderExcluir
  7. Louis braille
    Não conhecia sua história e achei genial que em 1839 uma pessoa sem os recursos que nós temos hoje tenha inventado uma linguagem p/ os cegos que é utilizada até hoje em 2009.

    ResponderExcluir
  8. voleibol sentado
    Achei incrivel o trabalho feito pela escola estadual prof.Murilo Braga .O trabalho em equipe da coordenação com os pedagogos fez toda a diferença.

    ResponderExcluir
  9. Jogados da vida
    Achei importante o jogador Julio Cesar escrever um livro relatando a sua experiencia de ficado surdo aos 30 anos.E incentivar a garotada em praticar esportes mesmo assim c/ alguma deficiencia...

    ResponderExcluir
  10. Adaptsurf
    Incrivel a superação dessas pessoas,o cara surfando só de joelhos tendo que encarar os preconceitos do espote ,tendo que se socializar, mas na natureza como cenario....

    ResponderExcluir
  11. Instituto Benjamin Constant
    Cconheci o Instituto BC, mas não sabia da sua historia...A casa é linda e fica na urca que e´um bairro que eu adoro.

    ResponderExcluir
  12. Associação dos Pintores c/ a boca e os pés
    Incrível o trabalho deles, os quadros são tão bonitos.Fico só imaginando a coordenção motora deles.....

    ResponderExcluir