sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Campeonato Mundial Paraolímpico de Natação 25m Rio 2009

Campeonato Mundial Paraolímpico de Natação 25m Rio 2009
A primeira edição do Campeonato Mundial Paraolímpico de Natação 25m Rio 2009 começa em novembro no Rio de Janeiro.
Natação Paraolímpica
A natação está presente no programa oficial de competições desde a primeira Paraolimpíada em Roma (1960). Homens e mulheres sempre estiveram nas piscinas em busca de medalhas. O Brasil começou a brilhar em Stoke Mandeville (1984), quando conquistou um ouro, cinco pratas e um bronze. Nos Jogos Paraolímpicos de Seul (1988), os atletas trouxeram um ouro, uma prata e sete bronzes. Em Barcelona (1992), a natação ganhou três bronzes. Em Atlanta (1996), o resultado foi exatamente igual à de Seul. Os Jogos de Sydney foram marcados pelo excelente desempenho da natação, que trouxe um ouro, seis pratas e quatro bronzes para o Brasil. Em Atenas, o Brasil brilhou como nunca, foram sete medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. No Parapan do Rio de Janeiro (2007) o Brasil ficou em segundo lugar geral da modalidade, perdendo para o Canadá, mas ficando a frente dos Estados Unidos. Foram 39 medalhas de ouro, 30 de prata e 29 de bronze.
Na natação competem atletas com todos os tipos de deficiência (física e visual) em provas como nos 50m aos 400m no estilo livre, dos 50m aos 100m nos estilos peito, costas e borboleta. O medley é disputado em provas de 150m e 200m. As provas são divididas na categoria masculino e feminino, seguindo as regras do IPC Swimming, órgão responsável pela natação no Comitê Paraolímpico Internacional. As adaptações, são feitas nas largadas, viradas e chegadas. Os nadadores cegos recebem um aviso do “tapper”, por meio de um bastão com uma ponta de espuma, quando estão se aproximando das bordas. A largada também pode ser feita na água, no caso de atletas de classes mais baixas, que não conseguem sair do bloco. As baterias são separadas de acordo com o grau e o tipo de deficiência. No Brasil, a modalidade é administrada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Classificação

O atleta é submetido à equipe de classificação, que procederá a análise de resíduos musculares por meio de testes de força muscular; mobilidade articular e testes motores (realizados dentro da água). Vale a regra de que quanto maior a deficiência, menor o número da classe. As classes sempre começam com a letra S (swimming) e o atleta pode ter classificações diferentes para o nado peito (SB) e o medley (SM).
S1 a S10 / SB1 a SB9 / SM1 a SM10 – nadadores com limitações físico-motoras.
S11, SB11, SM11 S12, SB12, SM12 S13, SB13, SM13 – nadadores com deficiência visual (a classificação neste caso é a mesma do judô e futebol de cinco).
S14, SB14, SM14 – nadadores com deficiência mental.

6 comentários:

  1. Óbvio que todos atletas chegam nos seus limites na fase de treinamento, os atletas paraolímpicos com todas as deficiências eles se superam ainda mais, são verdadeiros heróis, prova a sociedade que podem ir além e chegar a resultados inacreditáveis. Sendo normal fisicamente ou não todos que competem tem que chegar ao limite, cada qual com suas dificuldades, entendo que os nossos paraolímpico são de extrema categoria, batalham para chegar a conquista e chegam! O que falta é conscientizar a sociedade e valorizar esses bons empenhos. E quem sabe abrir as portas para outros campeões ainda desconhecidos que ultrapassem os records na luta da sobrevivência pela vida.

    ResponderExcluir
  2. As paraolimpiadas cada vezes mas atletas nas competições não so na natação com em outros esportes os deficientes tem superado os seus limites e levado medalhas para o Brasil.
    luciana da cruz

    ResponderExcluir
  3. A nataçao na para-olimpiadas vem mostrar a importancia da superaçao dos atletas com deficiencia fisica colocando um cenario de campeoes e exemplos para a Educação fisica na formaçao de atletas.

    ResponderExcluir
  4. Esse tipo de vitorias que a natação vem alcançando cada vez no para-pan,na para-olmpiadas mostra para aquele que possuem alguma deficiência, que os esportes assim como a natação e um dos cominhos para essas pessoas não desanimem e os mostram que eles são capazes de fazer o que os que não possuem deficiência fazem.

    ResponderExcluir
  5. Os Atletas com necessidades especiais que participam de competições, geralmente costumam batalhar pela sua vitória e não é de menos que conseguem conquista-las, como mostra o texto acima por SERGIO HENRIQUE, O Brasil conquistou 29 medalhas de ouro no parapan do Rio de Janeiro, em 2007. A Classe mostrando que tem vontade de vencer não só nos jogos mais na vida também, que a Sociedade como um todo um dia olhem mais por eles merecidadmente. Comentado por FREIRE, Rosálio Santos Júnior

    ResponderExcluir
  6. nataçao,
    surpriendente a habilidade desses atletas,e muito legal essa oportunidade competirem,é o que os motivam cada vez mais,e o brasil ja conseguiu varias medalhas com atletas assim,muito legal a nataçao.

    ResponderExcluir