terça-feira, 11 de agosto de 2009

Voleibol sentado - Educação Física Escolar





Uma pessoa pode perder os movimentos das pernas por dois motivos: um deles pode ter origem numa doença congênita e a outra forma pode ser fruto de uma amputação.
Quaisquer que sejam os motivos, a pessoa terá uma nova forma de se relacionar com o mundo, não que sejam desiguais aos outros, contudo elas são diferentes.
São diferentes apenas para se relacionar com a sociedade. As pessoas com deficiência têm necessidades especiais que precisam ser compartilhadas, de forma consciente e solidária por todos.
A Escola Estadual Professor Murilo Braga, situada em São João de Meriti, apresenta um grupo de professores de educação física que abraçaram esta causa e transformaram em conteúdo pedagógico. Com o apoio da coordenadora pedagógica as aulas foram planejadas de modo que os alunos (que não apresentam deficiências) possam se sensibilizar com esta questão.
No início, houve um pouco de resistência, mas os alunos apresentaram um boa capacidade motora que fez com que agilidade dos movimentos, a velocidade, a resistência e a coordenação sobressaíssem. Um ponto interessante que emergiu destas experiências foi perceber a habilidade, que antes era um privilégio de alguns, agora foi minimizada e deu condições para que todos participassem.
Fora das quadras, as aulas eram acompanhadas de exposições de filmes, documentários e entrevistas com atletas de diversas modalidades que participaram de competições internacionais, como o Parapanamericano, realizado na cidade do Rio de Janeiro, em 2007.
Depoimentos dos alunos relatavam a importância de tornar as aulas de educação física mais significativa e com um conteúdo que se aproximasse mais do cotidiano. Essa concepção promoveu pesquisa na internet e em loco, pois alguns alunos procuraram alguns centros esportivos que atendessem atletas e não atletas com deficiência.

16 comentários:

  1. Achei a ideia hiper-legal ... são pequenas coisas como essas que motivam as pessoas que tem deficiencia a nunca desistir.. independente de ter suas dificuldades .. nada é IMPOSSÍVEL!!!

    E essas pessoas estão aqui para nos mostrar a nunca desistir de nada por + díficil que seja!

    by Lorena turma:2004

    Nunca desanime diante de um obstaculo!!

    ResponderExcluir
  2. puxa achei super bacana essa atitude dos professores da Escola Estadual Professor Murilo Braga, situada em São João de Meriti. Essa atitude de Mostrar para os alunos que ñ apresentam deficiências a realidade de quem perde os movimentos e fazendo com q eles se sensibilizem com essas diferenças e posam agir com consciencia, respeito e solidariedade com todos.é muito rico...é algo muito difícil de se ver nas escolas...geralmente os diretores de escolas querem um tecnico de desporto e ñ um professor de ed. física q ensine coisas simples e grandiosas como esses professores de São João de Meriti. adoreiiii!!!

    ResponderExcluir
  3. O voleibol sentado exige um bom trabalho de equipe, estratégia e determinação. Assim a importância de se trabalhar com os alunos essa modalidade é a busca desses valores onde a cooperação entre os alunos está presente. Além disso, mostra a dificuldade dos portadores de nessecidades e suas superações. showwwww de bola!!!

    ResponderExcluir
  4. Achei o conteúdo de suma importância. Ele faz com que os alunos que não possuem uma deficiência estejam bem interados com essa realidade e com isso possam no futuro dividir suas aulas com um eventual aluno e dessa forma não irão exclui-lo pois já estão adaptados a essa realidade.

    ResponderExcluir
  5. acheie muita importãncia esse tema ser trabalhado na educação fisica escolar,pois fazem os alunos a perceberem quanto é dificil a vida dessas pessoas com necessidades,quais elas forem,principalmente na pratica esportivas.

    ResponderExcluir
  6. As atividades adaptadas deveriam fazer partes do curriculo de todas as escolas, pois assim desde de cedo as crianças passariam a ver a deficiencia como uma coisa normal não como um obstaculo.

    ResponderExcluir
  7. Acredito ter sido de grande valia para os alunos desta escola em São João de Meriti, essas aulas pois creio que eles adquiriram conhecimentos e vivências muito importante. Que poderá de alguma forma ser passada a diante, para que a as pessoas tenham uma maior consciência e perspectiva devido ao assunto!

    ResponderExcluir
  8. A iniciativa dessa escola é de grande valia para que outras sigam o exemplo e passe a dar mais valor a uma sociedade que cada dia cresce o numero de deficiente. Espero que outras escolas também consiga superar a resistência dos alunos e assim mudar o conceito deles sobre o que é vencer na vida superando obstaculos.

    ResponderExcluir
  9. A criatividade para superar limitações deve ser uma ferramenta não só para pessoas com deficiência, mas também para profissionais que atuem com elas. O exemplo da Escola Estadual Professor Murilo Braga deve ser seguido. Ass: Milton Gimenes, aluno de Ed. Física da Universo de Niterói.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Foi muito legal os professores terem abraçado esta causa, já assisti alguns vídeos e pude perceber que este esporte é bem dinâmico e com um excelente alto astral, podendo a maioria dos alunos participarem das aulas, tendo ou não alguma limitação física nos membros inferiores.

    ResponderExcluir
  12. Eu achei interessante, pois essa atitude de mostrar para as pessoas que não apresentam deficiências a realidade de quem adquire deficiência por motivo variável ou não e passa a perder os movimentos, limitando e fazendo com que eles se sensibilizem com essas diferenças e posam agir com consciencia, união, dedicação, respeito e solidariedade com todos. Hoje em dia é algo muito difícil de se ver nas escolas, geralmente os diretores de escolas querem um tecnico de desporto e não um professor de educação Física, que irá ensinar coisas simples e grandiosas como esses professores citados aqui.

    ResponderExcluir
  13. Esse trabalho com crianças com deficiência seja qual for é um trabalho que requer uma dedicação extraordinária,paciência e muito amor ao seu trabalho.

    ResponderExcluir
  14. Essa atitude Mostra para os alunos a realidade dos deficiêntes e faz com q eles tenham uma consciêntização e solidariedade com todos e também os deixam bem inteirado com a realidade dos portadores de deficiência.

    ResponderExcluir
  15. É de grande importância este trabalho com os alunos, assim eles podem vivenciar as necessidades de portador de deficiência, motivando eles a realização de seu papel social, através da inclusão, do desenvolvimento e da cidadania.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir