domingo, 2 de agosto de 2009

Deficiência física


Para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida à escola, deve-se eliminar barreiras arquitetônicas e propiciar recursos adaptados para sua efetiva participação.
O decreto federal nº 5.296 define deficiência física, em seu artigo 4º, como:
“Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando
o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que
não produzam dificuldades para o desempenho de funções.”
Embora este conceito defina um grande número de patologias, na escola é mais comum encontrarmos alunos com paralisia cerebral, ausência de membros e deformidades congênitas ou adquiridas, que resultam em alterações motoras, como: ausência ou dificuldade do caminhar, do equilíbrio e da coordenação motora.

10 comentários:

  1. Sérgio,
    gostei muito de seu blog. parabéns!
    Se não se importar, coloquei o link no meu, tudo bem?
    http://www.mundoacessivel.blogspot.com/
    Um abraço,
    Renata

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  2. É inacreditavel a grande falta de estrutura nas escola para receber pessoas com deficiência, o acesso ainda é restrito em algumas escolas e em varios outros lugares. Além da falta de capacitação de professores para apresentar uma proposta de ensino que consiga incluir pessoas com deficiência. Fica o apelo por uma sociedade mais justa!

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  3. Primeiramente parabens pelo blog, ele esta muito intereçante e aboradando assuntos muito intereçante.
    Sobre o assunto da materia,é bom você falar sobre assunto porquê muitas escolas ainda naum são adaptada para isso apesar de ser lei, vai ver com essa materia alguumas escolas não adaptadas se concientizam e ajeitão a escola, eles coloquem seus professores também devem saber lidar com alunas com essas deficientes.
    O seu blog tah muito bom, continua assim!

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  4. Bom primeiro parabens pelo blog esta super enteresante falando assuntos que nos chama bastante atenção parabens.


    Achei bem interesante os reportagens porque podemos perceber que nossas ruas,colégios,e até mesmo supermercados não estão estruturados para receber pessoas com deficiência,qual for que seja a deficiência da pessoa.

    eu acho que muitos devem realmente visitar esse blog pra ver que deficiênte não precisa de pena mais sim que todos lutem juntamente com eles para para que esse mundo ande para frente aceitando as diferenças de todos para que consigamos ver um dia uma sociedade justa e unida..

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  5. Universidade Salgado De Oliveira
    Prof Sergio Henrique
    Aluno:Andrius Galvão de Souza

    Baseado no texto "O Menino e o Cão,podemos
    observar um pouco da discriminação por parte
    do dono da loja,para ele o cão não serveria a ninguém,pois tinha uma deficiência em uma de suas pernas,mais ao observar o menino notou algo especial naquele cão e isso o entusiasmou
    ,ficando com o cão.
    O número de estudantes com algum tipo de necessidade especial cresce a cada ano na rede regular de ensino,essas crianças deve receber atendimento especializado complementar,de
    preferência dentro da escola ,mantê-las fora do ensino regular é considerado exclusão_crime,
    a qualidaede de educação é para todos.A inclusão faz parte de grande movimento pela
    melhoria do ensino.
    A inclusão não atende apenas as crianças
    com deficiência mas também as excluídas ou discriminadas.Quantas vezes na sala de aula,ao
    organizar trabalhos em grupo,a menina gordinha ou o menino negro foram isolados pelos colegas?e na aula de educação física,quantos foram
    ignorados por não serem jogadores exímos? A
    discriminação não ocorre apenas entre os estudantes muitas vezes as avaliações servem mais para ver quem se encaixa nos padrões de aluno ideal do que para medir o progresso de
    cada um,dentro de suas possibilidades."Esse
    padrão só gera sofrimento,pois a criança tenta atender às expectativas de uma escola que não
    valoriza seu potencial".
    Devemos formar uma escola inclusiva com
    seguintes sugestões:
    *Dividir as dúvidas com a coordenação e com os colegas quando receber uma criança com necessidades especiais.
    *Não reduzir o aluno à sua deficiência.Apesar de ter características peculiares,ele tem personalidade e carrega uma história e muitas experiências que o tornam único.
    *Trabalhar a diversidade_uma característica de todos ,e não só da criançacom deficiência- ao planejar as atividades.

    O importante é da meios para os estudantes fazerem parte do mundo.

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  6. O texto trata do preconceito que os deficientes fisicos sofrem,muitas vezes tratados como incapazes de viver em sociedade devido as suas limitações.Cabe a nós professores mudarmos isso,para que as crianças de hoje aprendam melhor a tratar e conviver com todos independentes de suas limitações.

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  7. a coisa mais comum hoje em dia, é vermos pessoas e principalmente crianças deixando de frequentar lugares por falta de acessibilidade.

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  8. É de grande valia poder observar e refletir sobre esse assunto. Não só como pessoa na sociedade, mais como futura profissonal que serei. Terei o privilégio de trabalhar com as pessoas com necessidades especias(espero e quero), porém, sabemos que vivemos em uma socierdade em que não pensa sobre isso e que nem sempre dá a devida acessibilidade, da forma que deve, a todos igualitáriamente. E também porder pensar sobre isso já que teremos que utilizar meios para ensinar aa essas pessoas da melhor maneira possível.

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  9. os deficientes de maneira geral e em específico, os deficientes físicos, tem sido vítimas de discriminação, principalmente nas áreas do trabalho, educação e lazer. é um absurdo uma sociedade moderna com falta de recursos adaptados para pessoas com necessidades especiais.

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