quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Louis Braille.





Louis Braille tinha estatura média, aproximadamente um metro e setenta, cabelos louros e ondulados; mantinha a cabeça sempre curvada para frente e inclinada para os lados, pose característica que o acompanhava desde a infância. Era descontraído em suas maneiras, porém determinado e ágil nos movimentos, apesar da palidez do seu rosto, tragicamente marcado pela saúde frágil.
Para ele, a amizade .era um dever de consciência, tanto quanto um terno sentimento. Ele sacrificaria tudo por ela: tempo, saúde, posses, etc. Braille usava os propósitos de sua amizade em benefício dela mesma. Assim, ele permanecia vigilante sobre a conduta dos amigos e, frequentemente, influenciava-os com seus conselhos firmes e ponderados. Se outros se mostrassem relutantes em dar uma notícia importante, porém penosa, a um amigo comum, ele ria e dizia: "Vamos, eu me sacrifico".
A extraordinária lealdade de seus propósitos, a correção de seu julgamento e a sutileza de sua inteligência, capacitavam-no a prever a sequência dos acontecimentos; como resultado, havia poucos entre nós, que o conheciam bem, que não seguissem seus conselhos e os considerassem excelentes.



Louis Braille jamais deixou de lado seu trabalho. Nunca, por um instante, ele negligenciou a tarefa de refinar, desenvolver e praticar o seu novo modo de ler e escrever. Isso também aconteceu quando ele se interessou em descobrir de que forma os cegos e os videntes poderiam escrever um para o outro. Em 1839, surgiu a Rafigrafia de Louis Braille, uma forma de representar as letras do alfabeto comum, mapas, figuras geométricas, músicas, etc. tudo constituído de pontos salientes, o que significava que tanto os que não enxergavam poderiam senti-Ios, e os que viam, reconhecê-los imediatamente.




Fonte: Jornal Visando - Junho de 2009.

2 comentários:

  1. Louis braille fez pesquisa sobre os deficiente e como os cego poderiam escrever. Ele reescreveu o alfabeto,mapas e outras coisa com pontos que tinha relevos para que os deficientes não deixa se de aprender ou ate de ler,Louis braille foi um grande estudioso nas linguagem dos deficientes.
    luciana da cruz

    ResponderExcluir
  2. louis braille foi um estudioso que pensou em como incluir as pessoas com deficiência na vida em sociedade, já que ate aquela epoca nao existia um metodo em que as pessoas com tal deficiência podesse se comunica entre eles e com o mundo exterior.

    ResponderExcluir