sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Educação Física Adaptada: uma concepção escolar.

Conceitos:

• A inclusão é a modificação da sociedade como pré-requisito para que pessoa com necessidades especiais possa buscar seu desenvolvimento e exercer a cidadania (Sassaki, 1997).
• a inclusão é um processo amplo, com transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, inclusive da própria pessoa com necessidades especiais. (Sassaki, 1997)
• Para promover uma sociedade que aceite e valorize as diferenças individuais, aprenda a conviver dentro da diversidade humana, através da compreensão e da cooperação (Cidade e Freitas, 1997).

Requisitos

• Na escola, "pressupõe, conceitualmente, que todos, sem exceção, devem participar da vida acadêmica, em escolas ditas comuns e nas classes ditas regulares onde deve ser desenvolvido o trabalho pedagógico que sirva a todos, indiscriminadamente" (Edler Carvalho, 1998, p.170).

Escola: espaço de inclusão

• A escola como espaço inclusivo tem sido alvo de inúmeras reflexões e debates:

Físicos (arquitetura, engenharia, transporte, acesso)

Atitudinais (experiências, conhecimentos, sentimentos, comportamentos, valores)

Educação Física Adaptada

• A Educação Física Adaptada "é uma área da Educação Física que tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educativas especiais, adequando metodologias de ensino para o atendimento às características de cada portador de deficiência, respeitando suas diferenças individuais" (Duarte e Werner, 1995: 9).
• Educação Física Adaptada para portadores de deficiência não se diferencia da Educação Física em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados ao indivíduo deficiente. É um processo de atuação docente com planejamento, visando atender às necessidades de seus educandos.(Bueno e Resa (1995)

Ruth Eugênia Cidade Universidade Federal do Paraná - Doutoranda na Unicamp
Patrícia Silvestre Freitas Universidade Federal de Uberândia - Doutoranda na Unimep

25 comentários:

  1. A Educação Física Adaptada é uma ótima área de trabalho, pois através dela temos várias situações, vários métodos dos quais podemos nos familiarizar para trabalharmos melhor com os nossos alunos inclusos ou não, pois também é importante trabalhar a inclusão com todos os alunos, para que eles entendam,sintam e percebam a dificuldade e satisfação de poder ta presenciando uma situação da qual eles estam vivendo como se fossem inclusos.

    ResponderExcluir
  2. Respondendo ao seu coments lá no "Assim como Você", o prazer foi todo meu.... conto contigo pra ajudar no projeto de "dominação do mundo". Voltarei aqui no seu espaço pra conhecer melhor suas ideias.... forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto e é de fundamental importância tal inclusão e os direitos dos portadores de necessidades especiais de participar da vida escolar comum. Faz-se necessário movimentos (espaços) como este blog, para incentivar tal fato.

    ResponderExcluir
  4. É importânte incluir os portadoes de nessecidades especiais m ambientes onde há um preparo social com os alunos e profissional entre professores e funcionários, para que não atrapalhe seu rendimento e dos outros alunos. Quando colocadas num grupo que as aceitem e as consideram, as diferênças irão acrescentar valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.

    ResponderExcluir
  5. o deficiente tem que ser respeitados
    apesar das suas diferenças qual ela for
    e é isso que nós educadores temos que
    concientizar as crianças na escolar de
    educação básica.

    ResponderExcluir
  6. Podemos dizer que é de suma importância que o profissional de Educação e principalmente o de Educação Física aprenda lidar com pessoas com deficiência seja ela qual for, pois é muito importante haja cada vez mais a inclusão desses cidadãos na sociedade e na vida escolar e educacional. Essas pessoas portadoras de deficiência já demonstraram que são altamente capazes fisicamente, claro que dentro dos limites das deficiências de cada um, e já provaram isso no Pan-Americano, nas Olimpíadas e em todos os esportes, então porque eles não seriam capazes de participar de uma vida Educacional descente. E pode se dizer que a Educação Física Adaptada é de grande importância para que o profissional possa saber lidar com as situações adversas que possam aparecer durante sua carreira profissional.

    ResponderExcluir
  7. gostei do texto porque dentro do ambiente escolar. o professor pode trabalhar com as crianças a importancia de se respeitar as pessoas com necessidades especiais, e conviver,com elas tranquilamente.

    ResponderExcluir
  8. O texto nos mostra o quanto que é preciso que se busque por novas metodologias de ensino para que possamos fazer a inclusão desses alunos portadores de necessidades especiais possam realizar não somente as atividades teóricas como principalmente as atividades práticas.

    ResponderExcluir
  9. Esse text é bem discutível, pois como é sitado no 1° tópico por Sassaki,1997, assim também como diz a LDB,Cap.V art.50 parágrafo IV "educação especial para o rabalho, visando a sua efetiva integração na vida em socieda...",por isso acho o texto tão interresante que no papel tudo é maravilhoso, mas sabemos que no dia-a-dia, nas escolas onde seriam um espaço para a inclusão, acaba sendo o da exclusão, pois muitos profissionais não estão preocupados com isso, ou até mesmo não tem paciência, ou melhor, não estão preparados para essa realidade, por isso na minha opinião perante essas "diferenças" que nos deparamos tem que ser revista pelo professor, e o msmo estar criando mecanismos para que os alunos sejam inseridos na vida em sociedade.

    ResponderExcluir
  10. Sem a menor sombra de dúvidas,a importância da inclusão social para essas pessoas é extremamente necessário que se faça.
    E nós profissionais da educação devemos incentivar cada vez mais a questão da conscientização das crianças na educação básica.Para que haja um convivio sem diferenças,preconceitos,e exclusões.
    Para que no futuro todos possam de alguma forma conviver mais harmonicamente.

    ResponderExcluir
  11. Dentro de um aconcepção escolar,a educação física assume um papel fundamental no desen volvimento de potencialidades que irão ser de grande importãncia na relação do cotidiano escolar.
    As diferentes técnicas de abordagem tendo em vista as condições da estrutura como ambiente, caracterizam quais técnicas devem ser utilazadas.Portanto é obrigação do professor proporcionar possibilidades de aprendizagem dentro de uma realidade social.

    ResponderExcluir
  12. A escola como um local de inclusão, onde toda criança cria suas espectativas para o futuro, deve se empenhar cada vez mais para receber crianças com necessidades especiais, preparando os funcionários, os professores e também o ambiente físico. No ambiente escolar é de suma importância o envolvimento de todos para uma melhor convivência entre os alunos ( portadores de deficiência ou não)e para um melhor desenvolvimento escolar dos alunos portadores de necessidades especiais. A inclusão social dos portadores de deficiência não é uma caridade é um dever.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Esses conceitos vem de encontro com os PCNs e principalmente com a ética.Amar e respeitar o próximo valorizando cada pessoa e suas dferenças.
    Os comentários de Bueno e Resa,Duarte e Werner nos mostra a inclusão da educação fisica adaptada,realizado com boa vontade e respeito as diferenças individuais.

    ResponderExcluir
  15. Na verdade essas mudanças de hoje já deveriam ser realizada no passado, já que não havia grande interesse, e esse interesse esta acontecendo agora, as escolas tem que aproveitar oportunidade. Uma criança vivenciando e convivendo todos os dias com individuo especial ou com deficiência, será para ela no futuro normal, não existirá preconceitos e inclusões, os preconceitos existem hoje por que numa geração passada não tinham um estudo profundo a respeito, não existia uma preocupação para tal coisa funcionar, hoje ainda em poucos lugares já existe a preocupação de viabilizar acesso para os portadores, mesmo assim tudo ainda é novidade e estranho. Quando tivermos acesso a essas pessoas que são normais, cidadões comuns que pensam, tem emoções como nós “NORMAIS, MAS NÉM SEMPRE”, a conscientização fluirá normalmente e todos nós nos respeitaremos de uma maneira melhor.

    ResponderExcluir
  16. Todo professor deveria estar preparado para a inclusão de um portador de deficiencia fisica principalmente nas escolas para saber como agir em determinadas situações e tratar o aluno com igualdade.

    ResponderExcluir
  17. o texto nos mostra que buscar novos conhecimentos sobre a area e de garnde importância já que o que hoje mais se fala nas escolas e inclusão.
    De qualquer forma ao meu ver ha de se fazer um trabalho com toda rede de ensino para que que tal inclusão de certo.

    ResponderExcluir
  18. Na grande maioria das vezes, aconteçe essas verdades, que provalmente serão ou tornarão mudanças, que de hoje em dia já deveriam ser seguida e realizada, no passado ainda não havia grande interesse, e já está começando apareçer e deverá acontecer de agora em diante, as escolas tem que aproveitar oportunidade. As crianças vivenciando e convivendo todos os dias com individuo especial ou com deficiência, serão para eles no futuro uma atidude bem normal, sem existir preconceitos e inclusões, estes preconceitos existem, por que numa geração passada não tinham um estudo profundo a respeito, sem existir uma preocupação para tal, ainda há lugares que já existe a preocupação de viabilizar acesso para os portadores, mesmo assim tudo ainda é novidade e estranho. A conscientização deverá fluir normalmente e todos nós nos respeitaremos de uma maneira melhor.

    ResponderExcluir
  19. Se todas as escolas tivessem o mesmo pensamento como seu, nossa educação em geral seria mais avançada, mais evoluida, não teria tanto desemprego e analfabetismo no Brasils seria quase zero.
    Muitas pessoas especiais não conseguem estudar por falta de estrutura da escola e do conhecimento do professor.

    ResponderExcluir
  20. o texto foi de grande importancia,pois em muitas escolas vemos que a exclusao de alunos portadores de deficiencia é grande. Muitos nao sabem da capacidade que eles tem de aprendizado, bastam ser trabalhados com carinho e atençao.

    ResponderExcluir
  21. Trabalhar com Educação Física adaptada é fazer com que todos exerçam todas as atividades, se sintam inclusos na sociedade e no círculo de amigos. É muito importante que a escola juntamente com o professor desenvolva um trabalho com pessoas especiais, pois a capacidade de aprendizado deles é muito maior do que imaginamos.

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito do texto, afinal eu gosto dessa área e quero trabalhar com ela.
    é bom pensarmos sobre isso já que vivemos em uma sociedade tão rica de diversidade de valores, pensamentos e culturas.

    ResponderExcluir
  23. a educação fisica adaptada é de grande importância, pois proporciona as pessoas portadoras de necessidades especiais uma melhor qualidade de vida, socialização, bem-estar, treino dos sentidos, além de outros estímulos e vivências que em outras atividades não seria possível. é muito importante também que seja realizada por um profissional competente e habilitado.

    ResponderExcluir
  24. A educação fisíca adaptada vem sendo importantissimo nas escolas,empresas etc,pois sabemos o valor que cada um possuí.Proporcionando um desempenho de qualidade,dentro da sociedade,promovendo um sport adequado para cada.

    ResponderExcluir
  25. Muito interessante a Educação fisica adaptada, deveria ter sempre essas trocas de informações, porque é de extrema importância haver debates como esse...
    A tecnologia assistiva é muito legal, além de contribuir na vida dos deficientes, ainda contribui na inclusão social...
    E tornar a vida dos deficientes mais fácil é muito importante...

    ResponderExcluir