sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Educação física adaptada










Diversas análises de estudos da educação física escolar apontam para um problema comum no complexo escolar. As aulas estão sendo mal planejadas, fatalmente, tornam-se pouco sedutoras para atender às expectativas dos alunos da classe popular atendidas pela escola pública. A nossa escola não foge à regra.
A educação física na EE Prof Murilo Braga se pautava nos esportes coletivos com bola, como: futebol, basquete, handebol e voleibol, estas atividades, apesar de total relevância, já não atendem mais totalmente aos anseios dos jovens. Oferecemos, então, aos alunos do ensino fundamental e médio um conteúdo que trouxesse a necessidade da pesquisa e a sensibilidade para perceber as diferenças existentes no meio da sociedade. A atividade que elegemos como conteúdo foi a educação física adaptada, pois a hipótese levantada sensibilizaria os jovens para as questões cotidianas mais elementares da pessoa com deficiência.
Diversos exercícios relacionados à sensibilização foram feitos. Os sentidos mais utilizados foram inibidos, visão e audição. Estes foram os mais explorados. A locomoção e a comunicação também foram trabalhadas. Nossa finalidade, porém era mostrar como é difícil para um deficiente conviver num mundo que não está adaptado para ele. Uma outra intenção era mostrar que os deficientes estavam invisíveis na sociedade, portanto não gozavam nem de direitos e nem contavam com a solidariedade das pessoas.

11 comentários:

  1. Cara show de bola este seu trabalho na EE! Amei se todos tomassem essa iniciativa seria TUDO! Vc poderia pensar em ser um dos TEMAS que deve ser trabalhados nas aulas de EF!

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que vc trabalha com pessoas excepcionais,maravilhosas,que olham a vida de maneira diferentes da nossa,mas com valores iguais,parabéns,continue.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante! As aulas possibilitaram aos adolescentes uma vivência especial! Quantas vezes nos deparamos com pessoas que possuem necessidades especiais e não temos a real noção do que lhes falta! Com certeza as aulas propiciaram, de maneira lúdica, essa experiência que, com certeza, trará à esses que participaram, uma visão diferenciada e mais entendedora dessas situações.

    ResponderExcluir
  4. essa questão de q os deficientes estão invisíveis na sociedade é uma grande verdade... o mundo ñ está adaptado p/ eles.nós como professores de ed. física q tratamos o tempo todo da saúde, bem estar e qualidade de vida, temos q apontar p/ a qualidade de vida dos deficientes também, onde eles ficam nessa história de bem estar, alto estima, qualidade de vida e etc?
    temos q motiva-los e fazendo com q os alunos q ñ apresentam deficiencias tenham essa vivencia é fundamental para termos pessoas solidárias e conscientes futuramente. parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Não podemos esquecer o que diz o PCN,"a maioria dos portadores d dficiência física foram(e são) excluídos das aul de Ed. Física". Portanto isso não pode acontecer,pois os benefícios são diversos nas participações dessas aulas a essas crianças, desenvolvendo a parte afetiva,integração e inseção social, por isso a Ed. Física Adapatada torna-se um bem possibilidado o envolvimento de todos, seja, participando ativamente dos exercícios ou somente sentindo as emoções qu cada atividae vai estar proporcionando. Sendo asim, nessas aulas a contrução de solidariedade, respeito, vão estar presentes sem preconceitos.

    ResponderExcluir
  6. A realidade de nossa sociedde nos faz crer que não estamos capacitados para elaborar de forma convincente formas de estudo que possam trazer benefícios para esta realidade.atividades como essa ajudam a entender um pouco desse mundo,no qual fingimos existir.

    ResponderExcluir
  7. Muita das vezes nós fingimos existir este tipo de realidade, mas o que devemos fazer é tomar a iniciativa de buscar meios mais sólidos e realistas para se oportunizar o acesso a cada uma das pessoas com algum tipo de deficiência.
    Por isso é muito importante esse trabalho da EE, parabéns para eles!

    ResponderExcluir
  8. É necessário as escolas estarem cada vez mais se preocupando com as diferenças. Fazer adaptações é importante para que haja a inclusão realmente e estimule os alunos sem deficiência a sensibilidade para esta questão.

    ResponderExcluir
  9. Acredito muito nessa mudança,adaptar sempre metodos de ensino para que os alunos de alguma deficiência possa participar das aulas assim como os alunos "normais".

    ResponderExcluir
  10. Muitos professores de Ed. Física só querem trabalhar com pessoas "perfeitas, bonitinhas, etc...Quero ver ter o amor a dedicação o carinho e o mesmo exemplo do professor.

    ResponderExcluir
  11. É um prazer ser uma seguidora de seu blog. Além de aprender muito com você como sua aluna na faculdade, aprendo muito, também, como colega de profissão...
    Parabéns pelo seu incrível trabalho!!!

    ResponderExcluir