quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Critérios para uma pessoa deficiente

• 1- A que apresenta redução ou ausência de função física, tetraplegia, paraplegia, hemiplegia, monoplegia, diplegia, membros com deformidade congênita ou adquirida não produzida por doenças crônicas e/ou degenerativas.

- Não se enquadram no item I as deformidades estéticas ou as que não produzam dificuldades para execução de funções.

• 2- A que apresenta ausência ou amputação de membro.

- Não se enquadram no item 2 os casos de ausência de um dedo por mão e a ausência de uma falange por dedo; os caos de artelho, por pé e a ausência de uma falange por artelho, exceção feita ao primeiro artelho por pé e a ausência de uma falange por artelho, exceção feita ao primeiro artelho.

• 3- A que apresenta deficiência auditiva

• 4- A que apresenta deficiência visual classificada em:

• 4.1- Cegueira para aqueles que apresentam ausência total de visão ou acuidade visual não excedente a um décimo pelos optóticos de Snellen, no melhor olho após correção ótica ou aqueles cujo campo visual seja menor ou igual a vinte por cento no melhor olho, desde que sem auxílio de aparelho que aumente este campo visual.

• 4.2- Ambliopia para aqueles que apresentam deficiência de acuidade visual de forma irreversível, aqui enquadrados aqueles cuja visão se situa entre um e três décimos nelas optótipos de Snellen, as correção e no melhor olho.

• 5- A que apresenta paralisia cerebral.

7 comentários:

  1. Bom, esses tipos de esclarecimentos sobre cada tipo de deficiência e quais se enquadram realmente numa deficiência ou não, devem ser de conhecimento mínimo dos profissionais de Educação Física, pois hoje em dia o esclarecimento sobre esse tipo de assunto é extremamente importante para que esse profissional não cometa erros quando se deparar realmente com um deficiente.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o esclareceminto sobre tal assunto, muitas poucas pessoas conseguem classificar uma pessoa deficiente. E para um profissional da área da saúde tal conhecimento é de vital relevância.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante estes esclarecimentos, pois muitos de nós profissionais da área de saúde desconhecemos estas informações.O que se torna extremamente necessário para um bom desempenho profissional.

    ResponderExcluir
  4. Esse esclarecimento é importe para quem estuda Educação Física como eu, além de esclarecer cada característica podendo classificar de maneira correta cada deficiente. Além dos estudantes que seguirão nesse caminho, aqui nesse blog encontrará os termos corretos e o caminho certo para fazer qualquer pesquisa sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  5. Bom o esclarecimento, principalmente para nós que trabalhamos na área e precisamos saber classificar os deficientes de maneira correta.

    ResponderExcluir
  6. Eu não sei se já existe mas acho que deveria existir uma escala em graus para deficiência ou seja,pessoas com uma deficiência menor como falta de dedos ou algo que não atrapalhasse tanto sua vida seria classificados como grau um,e assim sucessivamente.

    ResponderExcluir
  7. muito bom esse esclarecimento, pois muitos de nos profissionais ou nao, sabemos a diferença entre deficiencia ou deformidades.Para nós que somos da area da saude e trabalhamos em diversas areas, sabermos distinguir uma da outra é de suma importancia.

    ResponderExcluir