quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SMPD - Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPD teve sua origem na Fundação Municipal Lar Escola Francisco de Paula, antiga FUNLAR RIO (municipalizada em 1983 pela Prefeitura do Rio de Janeiro) e foi criada na estrutura básica do Poder Executivo, através da Lei nº 4.595, de 20 de setembro de 2007 e efetivamente consolidada a partir de janeiro de 2008.

Sua missão baseia-se no artigo 2º, onde “A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMDP tem por finalidade promover socialmente as pessoas com deficiência, através do fortalecimento da transversalidade nas ações dos órgãos municipais, interagindo, impulsionando e executando programas específicos, mediante a implementação de políticas públicas próprias”.
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência atua em várias regiões do município do Rio de Janeiro. No CIAD Mestre Candeia - Centro do Rio, fica a base administrativa, com todas as Gerências e Núcleos, oficinas para usuários e familiares, além de realizar o cadastramento de pessoas com deficiência, visando a capacitação e a inserção no mundo do trabalho.

A SMPD também oferece atendimento em Educação Infantil, atividades socioeducativas e serviço de reabilitação infanto-juvenil nas seguintes Unidades:
- Centro Municipal de Referência de Campo Grande - Rua Carlos Boisson, s/nº
- Centro Municipal de Referência de Vila Isabel -Rua Correia de Oliveira, nº 21

Além de espaços de convivência para usuários, conhecidos como:
Casa Dia - localizados em Jacarepaguá (Mário Lago), Penha ( Alcide de Gasperi) e Campo Grande (Pereirinha); Casa Lar I, II, III e República I, II, III, todas em Campo Grande.
Equipes interdisciplinares do Programa de Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC), formadas por profissionais das áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia, assistência social, esporte e lazer que chegam às comunidades do Rio prestando atendimento itinerante e auxiliando os usuários e seus familiares em quaisquer dúvidas que possam surgir.
Visamos: "Ser referência, em nível nacional, na definição das políticas de promoção e inclusão social da pessoa com deficiência e seus familiares e na execução dos serviços / programas ofertados no âmbito do Rio de Janeiro."

A sede da SMPD

A Sede da SMPD é localizada no coração do Rio, próximo à Central do Brasil, no CIAD (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência) Mestre Candeia.
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1.997, Centro, Rio de Janeiro/RJ.

Telefones para contato: (21) 2224-1300 e 2224-3515.

Um comentário:

  1. Olá, me chamo Jackeline e estou pesquisando centros que ofereçam esporte adaptado aos deficientes para fazer uma reportagem. Tenho interesse em saber se há algum lugar em Campo Grande (RJ) que ofereça tal tipo de esporte.
    Desde já agradecida
    Jackeline
    e-mail: jack_danoninho15@hotmail.com

    ResponderExcluir