Um grupo de pessoas com necessidades especiais em decorrência das situações de deficiências físicas vêm praticando atividade física regularmente desde 1988. Iniciativa esta do Projeto de Extensão em Atividades Motoras e Esportes para Pessoa Portadora de Deficiência, da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. O presente trabalho tem como objetivo sistematizar uma proposta pedagógica de ensino do handebol para um grupo de pessoas em situações de deficiência física com diferentes graus de comprometimento, considerando os interesses do grupo, respeitando as suas necessidades e potencialidades remanescentes. Recorremos à revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento do desporto adaptado no Mundo e no Brasil e a estruturação de estratégias metodológicas apropriadas de ensino e aprendizagem do handebol adaptado, onde uma pesquisa de campo proporcionou as bases que sustentarão a construção de regras e modelos para o desenvolvimento de jogos coletivos. Verificamos que é possível a prática desportiva coletiva pelas pessoas em Verificamos que é possível a prática desportiva coletiva pelas pessoas em situação de deficiência, mesmo que estas possuam grandes limitações motoras, pois o enfoque deve ser direcionado para as possibilidades e potencialidades. Podemos afirmar que o grau de deficiência não é o empecilho maior para a efetivação de novas propostas na área da educação física, mas as dificuldades enfrentadas por esta população como: locais apropriados; transportes adaptados; oportunidades no meio social; acesso a equipamentos adequados; profissionais capacitados para o atendimento neste segmento, compondo, ainda, este cenário de desigualdade a ausência de uma política pública que possibilite e garanta a adesão do referido grupo em programas facilitadores de seu desenvolvimento, independentemente das suas necessidades especificidades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Projeto de Extensão em Atividades Motoras e Esportes para Pessoa Portadora de Deficiência, é um grande incentivo para pessoas portadores de deficiência, pois colabora com o desenvolvimento pessoal de cada atleta, além de explorar suas atividades motoras e de provar que podem ir além de seus limites.O problema que é enfrentado em relação a locais apropriados; transportes adaptados; oportunidades no meio social;a falta de política pública, podem dificultar os atletas, mas não acabam com a vontade de vencer, com a esperança de ter uma vida melhor. Isso já é o suficiente, para nos orgulharmos dessas pessoas.
ResponderExcluirA adaptação do esporte e muitíssimo importante para pessoas q tem deficiência, ainda mais se promover igualdade social. Esses tipos de extensão em atividades motoras e esportes para pessoa portadora de deficiência é o grande incentivo para estes.
ResponderExcluir