segunda-feira, 1 de março de 2010

Fundação Selma - Equoterapia

A hippoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde e educação, buscando o desenvolvimento bio-psico-social das pessoas portadoras de deficiência física e/ou mental e/ou sensorial Equoterapia .

O termo Equoterapia deriva do latim equus, que significa cavalo, e therapéia, que significa tratamento. Portanto, EQUOTERAPIA é um tratamento com auxílio do cavalo.
A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicosocial de pessoas portadoras de deficiência física e/ou mental e/ou sensorial. Modalidade na qual o cavalo é o agente promotor de ganhos físicos e psicológicos.

Reconhecida como método terapêutico pelo Conselho Federal de Medicina desde 1997, a Equoterapia é a utilização do cavalo junto com uma equipe multiprofissional para o tratamento de indivíduos portadores de necessidades especiais.

Um dos programas da Equoterapia é denominado Hipoterapia, no qual o movimento tridimensional que o cavalo gera ao passo é usado como instrumento terapêutico no processo de reabilitação física por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Outro programa da Equoterapia é chamado Educação / Reeducação, onde psicólogos e psicopedagogos trabalham com dificuldades comportamentais ou de aprendizado. Os outros programas são Reeducação Eqüestre, Pré-esportivo e Hipismo Adaptado, onde o paciente é conduzido à prática esportiva adaptada.

A indicação ou contra-indicação para a Equoterapia é feita após uma cuidadosa avaliação médica, fisioterapêutica e psicológica, de forma individual, para proporcionar ao paciente o maior ganho possível dentro desta modalidade terapêutica.

As principais indicações das Equoterapia são:

Paralisia Cerebral;
Lesões medulares;
Traumatismo Crânio Encefálico;
Síndromes Neurológicas ( Down, West, Rett e etc);
Esclerose Múltipla;
Poliomielite;
Mal de Parkinson;
Microcefalia/ Macrocefalia;
Amputação;
Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor;
Alteraçõe posturais: hipercifose, hiperlordose, escoliose;
Alteração do tônus muscular – Hiper ou Hipotonia;
Hemiplegia, paraplegia, tetraplegia;
Distúrbios do equilíbrio - Ataxias;
Distúrbios emocionais: insônia, ansiedade,estresse;
Distúrbios sensoriais: deficiência visual, deficiência auditiva;
Distúrbios psicossociais: autismo, deficiência mental, alterações comportamentais, distúrbios do aprendizado.

O passo do cavalo transmite ao paciente diversos estímulos que deslocam o corpo no espaço, exercitando equilíbrio, treinando a coordenação e melhorando o esquema corporal. Psicologicamente, ocorre o aumento da auto-estima e auto-confiança. O cavalo torna-se o amigo digno de confiança, contribuindo com suas pernas e seu corpo forte para a melhora de seus pacientes.

Com cavalos especialmente treinados e material totalmente adaptado às diversas necessidades, a Fundação Selma dispõe de profissionais especializados para o atendimento em diversas áreas da reabilitação. Contamos com adaptações como rampa de acesso para cadeiras de rodas, plataformas de apoio lateral, alças, mantas e matérias lúdicos, tudo em um ambiente agradável que favorece o aprendizado e estimula o processo de reabilitação do indivíduo.

A Fundação Selma é pioneira em Equoterapia dentro da cidade de São Paulo e desde 2005 está filiada à Ande-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia) o que possibilita as doações e demonstra nossa qualidade de atendimento, oferecendo mais este recurso terapêutico junto a sua clínica de reabilitação com grandes vantagens e comodidade para seus usuários.

http://www.fund-selma.org.br/modalidades.php#equoterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário