segunda-feira, 1 de março de 2010

Doenças que podem causar a cegueira

CATARATA
A catarata é uma doença em que o cristalino, que é a lente natural do olho, situada atrás da pupila, torna-se opaco, impedindo a passagem de luz até a retina, onde as imagens são formadas e transmitidas ao cérebro. A pupila torna-se esbranquiçada e o cristalino fica com uma coloração leitosa. A formação da imagem fica parcial ou totalmente prejudicada.


O que pode causar a catarata ?
A forma mais comum de catarata é a que acontece depois dos 60 anos de idade, como resultado do envelhecimento. No entanto, a catarata pode acontecer antes dessa idade por vários outros fatores como traumatismos, inflamações oculares, predisposições genéticas ou defeitos congênitos, diabetes, exposição à luz ultravioleta, desnutrição, tabagismo e o uso de determinados medicamentos. Há uma forma de catarata que atinge crianças recém-nascidas, a catarata congênita. Ela é a principal causa de cegueira na infância, sendo responsável por 30% dos casos. Aparece mais nas crianças cujas mães tiveram alguma doença na gravidez, como rubéola, toxoplasmose ou sífilis ou nas que tiveram anomalias na formação.



GLAUCOMA
O glaucoma é uma doença que causa lesões no nervo óptico, responsável por levar ao cérebro as informações visuais captadas pela retina e alterações no campo visual, podendo levar à cegueira.


O que pode causar o glaucoma?
A maior parte dos casos de glaucoma está relacionada ao aumento da pressão dentro do olho. Esse aumento na pressão ocular acontece por causa de uma falha no sistema de drenagem do humor aquoso, líquido que circula continuamente no interior do olho e que tem a função de nutrir as estruturas com as quais tem contato. O risco de apresentar a doença é maior para os negros, os míopes, pessoas com mais de quarenta anos de idade e pessoas com histórico familiar da doença.
Além dos casos de glaucoma mais comuns, existem também duas outras formas da doença.Uma é o glaucoma congênito, que atinge crianças recém-nascidas. A outra, o glaucoma agudo, ocorre quando a pressão intra-ocular aumenta subitamente. Esse tipo atinge principalmente mulheres entre 40 e 60 anos de idade cujo ângulo da câmara interior do olho é estreita.


DEGENERAÇÃO SENIL DA MÁCULA OU DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI)
A degeneração macular relacionada à idade (ou senil) é a lesão ou esgotamento da mácula do olho, que é uma área do fundo do olho que permite enxergar claramente pequenos detalhes. A DMRI é a maior causa de perda de visão central em ambos os olhos, após os 50 anos de idade.


O que pode causar a DMRI?
Até o momento não se conhece a causa da DMRI. Sabe-se apenas que ela está relacionada com o envelhecimento, e pode atingir qualquer pessoa acima dos 50 anos. No entanto, as mulheres e os fumantes correm maior risco de contrair a doença, assim como pessoas com histórico familiar de DMRI e pacientes com níveis elevados de colesterol.


AMBLIOPIA
Ocorre quando a visão, especialmente das crianças, é baixa e insuficiente em um olho ou nos dois. Isso pode acontecer mesmo a vista estando aparentemente normal. O olho amblíope não teve amadurecimento normal da visão. É o chamado "olho preguiçoso".A ambliopia acontece porque cada um dos dois olhos envia uma imagem para o cérebro, que precisa juntá-las em um só. Quando os dois olhos enviam uma imagem para o mesmo objeto, fica fácil essa fusão das imagens; porém, quando cada olho está fixando um ponto, o cérebro recebe duas imagens muito diferentes entre si e não consegue trabalhar com ela; como defesa, elimina automaticamente a imagem que vem do olho desviado. Essa supressão do olho desviado faz com que não haja desenvolvimento de sua capacidade visual e ele acaba ficando mais fraco.

O que pode causar a ambliopia?
As causas mais freqüentes são: estrabismo, erros de refração (anisometropia, hipermetropia elevada), catarata congênita e qualquer outro fator que impeça o foco de imagens nítidas na retina. O estrabismo é responsável por 50% dos casos de ambliopia.

http://www.acic.org.br/

Um comentário: