segunda-feira, 1 de março de 2010

Aventura Especial


O projeto Aventura Especial nasceu da experiência pessoal que mudou a vida de uma pessoa com deficiência ao conhecer os esportes de aventura e o ecoturismo como forma de reabilitação.
O que se iniciou com o simples objetivo de divulgar essas experiências para ajudar outras pessoas com deficiência na descoberta de novos horizontes hoje cumpre um papel fundamental como referência para milhares de pessoas com deficiência e familiares que encontram na natureza uma forma de expressão e de recuperação psicossocial.

Visão:
Trabalhar em prol da inclusão das pessoas com deficiência em atividades de ecoturismo e esportes de aventura, propiciando reabilitação física e psicológica através de uma nova forma de relacionamento com a natureza e o meio ambiente.

Missão:
Incentivar, informar e capacitar pessoas e empresas de modo que se tornem aptos a oferecer condições para que pessoas com deficiência possam ter experiências de lazer em contato com a natureza, diminuindo o preconceito e assegurando que existam opções que permitam a prática do ecoturismo, das atividades e dos esportes de aventura adaptados para aqueles que chamamos de “Aventureiros Especiais”.


É a grande missão da ONG Aventura Especial: lutar contra a verdadeira causa da exclusão da prática de atividades na natureza, que não são as limitações físicas, mas sim a falta de informação e de adaptações físicas e de pessoal qualificado para prestar um atendimento adequado nos locais onde essas atividades são realizadas.


Segundo o IBGE de 2000, no Brasil há 24,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, 14,5% da populacao, que estão impossibilitados de ter experiências na natureza como qualquer pessoa.


Objetivos
A ONG Aventura Especial abre urn espaço para a inclusão das pessoas com deficiência dentro das opções de esporte, turismo e lazer na natureza, buscando para isso trabalhar três grandes objetivos:


•incentivar as pessoas com deficiência a ter contato com a natureza;
•sensibilizar a indústria do turismo quanto à necessidade de adaptar pessoal, estabelecimentos e atividades para poder receber os Aventureiros Especiais;
•minimizar o preconceito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário