terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mergulho Adaptado


BEM VINDO A BORDO!


O mergulho autônomo recreativo adaptado é uma opção de lazer e aventura, também, para a pessoa com deficiência pelos oceanos do planeta terra.
A Handicapped Scuba Association International (HSA), nos Estados Unidos, é uma organização não-governamental que atua na área do mergulho autônomo recreativo para pessoas com e sem deficiência. Foi a primeira certificadora de mergulho autônomo adaptado no mundo. O fundador e presidente da Handicapped Scuba Association é James Arthur Francis Gatacre, nascido em Toronto, Ontário, no Canadá. Gatacre formou-se em biologia pela Universidade da Califórnia, em Irvine. Ele começou a mergulhar em 1973 e dedica a sua vida profissional, como instrutor de mergulho, à formação de mergulhadores com deficiência, bem como, à capacitação de profissionais em mergulho adaptado ao redor do mundo.
A Handicapped Scuba Association Brasil - HSA BRASIL - Centro de Treinamento (também denominada Sociedade Brasileira de Mergulho Adaptado - SBMA, até 2007) e, a partir de 2008, apenas HSA BRASIL (nome internacional) é uma representação do trabalho da HSA INTERNACIONAL no Brasil.
Nossas metas principais são: formar e certificar mergulhadores com deficiência, organizar o turismo submarino e atividades de batismo (Discover Scuba) em piscina, ministrar palestras sobre mergulho adaptado a fim de difundir a atividade e desmistificar crenças sobre deficiência e pessoas com deficiência em nossa sociedade. Também, temos o compromisso de capacitar instrutores de mergulho autônomo recreativo convencional, para que os mesmos integrem nossa tripulação e possam, com conhecimento e responsabilidade, formar novos mergulhadores com deficiência em nosso país.
Compreendemos que deficiência, no concreto da vida, é uma limitação em alguma parte do nosso corpo. E que provoca, pelos mais variados motivos, internos ou externos (por exemplo: culturais, arquitetônicos e nas situações mais diversas) alguma limitação no cotidiano da vida da pessoa que a possui em suas relações interpessoais, consigo mesma e na sua inclusão social.
Então, uma pessoa poderá ter uma limitação visual, auditiva, física, entre outras, como por exemplo, uma paralisia que a impeça de utilizar as suas pernas para o seu deslocamento, ou uma limitação para enxergar, através da visão, o céu ou os cardumes de peixes no fundo do mar. Mas essa limitação pode não ser um impedimento para o seu desenvolvimento pessoal e participação na sociedade. Nem sempre pode significar um fator impeditivo para participar e contribuir na construção da sociedade inclusiva. Compreendemos que impedimento também pode ser uma questão de atitude perante si mesmo e a vida.
Percebemos a deficiência como uma limitação; como uma característica a mais de uma pessoa, entretanto, uma característica inerente e inseparável da condição de ser uma pessoa com deficiência. O essencial é não negar ou ocultar a existência da deficiência, mas sim, conhecê-la, aceitá-la e respeitar a individualidade da pessoa que a traz em si. Ignorar ou negar a deficiência de alguém e suas necessidades, como se deficiência fosse apenas uma questão de diferença na cor dos olhos, do cabelo, na altura, no peso, entre outras diferenças entre as pessoas, pode significar promover a pseudo inclusão social ou até mesmo, a sua exclusão social.
Para todas as dificuldades, existem soluções, e para todas as limitações, adaptações. Os impedimentos poderão não existir quando as pessoas estão dispostas a descobrir, juntas, a melhor forma de alcançar o que desejam.

Lucia Sodré (Diretora de Cursos da HSA - Representante exclusiva no Brasil)
Contato: hsabrasil@gmail.com

Um comentário:

  1. Otima oportunidade para os deficientes que gostam de mergulho! Apesar da dificultade, tem otimos profissionais para proporcionar um mergulho adaptado.

    ResponderExcluir