quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Libras é legal

O Projeto LIBRAS É LEGAL, iniciado em 2003, estabelece um marco na história dos Surdos no Brasil, ao produzir de forma inédita, um conjunto de materiais didáticos para a difusão da Língua Brasileira de Sinais: o KIT LIBRAS É LEGAL.
Ao longo de cinco anos conquistamos o Certificado de Tecnologia Social da UNESCO, o Marketing Best de Responsabilidade Social e o reconhecimento do Guia da Boa Cidadania Corporativa da Revista Exame.
O Projeto LIBRAS É LEGAL é uma iniciativa do Escritório Regional da FENEIS com sede em Porto Alegre – RS e foi selecionado entre 2.244 projetos para patrocínio pelo Programa PETROBRAS SOCIAL.
Apresenta ainda um outro grande diferencial. O Kit tem a participação direta dos Surdos, seja na definição dos seus conteúdos, na criação e produção do mini-dicionário, histórias, jogos, como em todas as ilustrações do Kit. Ele foi totalmente desenvolvido com surdos, para surdos e ouvintes!
O Projeto contribui de maneira decisiva para a inclusão sócio-econômica dos Surdos além de cumprir um decisivo papel no processo de ensino-aprendizagem da LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.
NÚMEROS DE SUCESSO:
Voltado inicialmente para os três estado do Sul (RS, SC e PR), teve sua ação apliada agora nacionalmente. Veja alguns dos números conquistados:
10 mil Kits LIBRAS É LEGAL distribuidos para Escolas Públicas e ONGs;
5 mil participantes das Oficinas Abertas LIBRAS É LEGAL no Brasil;
375 municípios do Sul do Brasil com o Kit disponibilizado;
300 Instrutores Surdos qualificados nos Núcleos de Educação de Difusão de Libras (NEDILS);
90 mil beneficiários (surdos, professores, familiares, profissionais, empresários)
A escolha da expressão “Libras é Legal” para denominar este projeto tem duplo sentido: sugere tanto a possibilidade prazerosa de diversão e aprendizagem que terão os estudantes e os profissionais ao interagir com os materiais que ora apresentamos, como também a necessidade de informar sobre a legalidade da Libras em nosso país.
A LIBRAS, embora reconhecida oficialmente em território nacional, pela Lei Federal n. 10.436/2002, antes do Projeto LIBRAS É LEGAL ainda era desconhecida pela imensa maioria da população e continuava sendo encarada, equivocadamente, apenas como um conjunto de gestos naturais ou ‘mímica', utilizada pelos surdos na ausência da oralidade. Queremos por fim, agradecer em nome dos Surdos e na condição de diretores da FENEIS o Patrocínio da PETROBRAS para o Projeto LIBRAS É LEGAL.
Marcelo LemosCoordenador Surdo do Projeto
Diretor da FENEIS - Rio Grande do SulMaio - 2008

Um comentário:

  1. O trabalho feito por quem mais intende do assunto ,sempre é feito da forma mais eficaz.
    É importante frisar que a surdes pode ocorrer em várias fases da vida so ser humano,portanto a importância de estarmo sempre dispostos a ajudar um trabalho como esse

    ResponderExcluir