segunda-feira, 28 de março de 2011

O esporte adaptado

Resumo:

As atividades físicas, esportivas ou de lazer podem possuir valores terapêuticos evidenciado benefícios tanto na esfera física quanto psíquica. Além destes benefícios, o portador de necessidades educativas especiais tem nestas atividades a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, prevenir contra enfermidades secundárias à deficiência, além de promover a integração total do indivíduo. A escolha de uma modalidade esportiva pode depender de vários fatores como a preferência esportiva, materiais e locais adequados. As modalidades esportivas praticadas por deficientes físicos como os portadores de poliomielite, lesados medulares, lesados cerebrais e amputados, dentre outros, foram adaptadas ou criadas para sua participação em eventos competitivos. Várias são as modalidades esportivas adaptadas ou criadas para a participação em eventos competitivos dos portadores de necessidades educativas especiais. Este texto tem como objetivo despertar o interesse sobre a participação do portador de deficiência física em atividades esportivas, sendo as mais conhecidas o Arco e flecha, Atletismo, Basquetebol sobre rodas, Ciclismo, Futebol, Halterofilismo, Natação, Tênis de campo, Tênis de mesa e Voleibol, entre outras. Fonte: http://www.efdeportes.com/efd51/esporte.htm Autores: Prof. Ms. Ana Cláudia Raposo Melo Prof. Dr. Ramón F. Alonso López

9 comentários:

  1. O fato mais relevante, é o desafio, a luta, a raça do atleta com necessidade especial, seja qual for a modalidade ele se descobre, ultrapassa seus limites físicos e mentais. Levando a vida normalmente se desenvolvendo e tendo uma ótima saúde.

    ResponderExcluir
  2. É muito importante que exista esse incentivo que o esporte adaptado leva para seus participantes, pois além de inseri-los novamente em um ambiente social, promove uma grande melhoria de vida e um bem estar para o indivíduo. Deve ser uma emoção incrível para um portador de deficiência praticar um esporte adaptado e competir através deste esporte, vencendo seus próprios limites.

    ResponderExcluir
  3. o esporte adaptado é muito importante para a reabilitação de um deficiente. com certeza deve ser muito gratificante você superar os medos e os desafios.

    ResponderExcluir
  4. o mais increvel e a força de vontade e asuperação desse atletas que estão sempre em boa forma fisíca eo encentivo que eles tem pra continuar seguindo como exemplo.

    ResponderExcluir
  5. Fico muito felçiz por saber que o profissional de Ed.Física pode contribuir para que o indivíduo possa ser beneficiado com atividades que lhe proporcionará interação e desenvolvimento físico e psicquo.(Patricia Lopes)

    ResponderExcluir
  6. É fundamental que saibamos o papel de um profissional de Educação Física,dentro desse papel social como motivador de um atleta com deficiencia,sabemos que não é a deficiencia que para uma pessoa e sim as condições que lhes é imposta.
    A força de vontade,a garra,a superação saão virtude muito encontrada em pessoas com deficiência,portanto devem ser sempre ícones para que outras pessoas se espelhem.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O esporte educa, transforma, realiza sonhos em realidades, renova as esperanças, melhora a auto-estima, a saúde, etc. Por isso o profissional de Ed. Física vem ganhando a cada dia um papel muito importante, pois está diretamente ligado a todas essas expectativas, principalmente para as pessoas portadoras de necessidades educativas especiais, pois através do esporte, essas pessoas podem mostrar o seu potencial e superar seus limites a cada dia e melhorar com isso a sua qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  9. O esporte adaptado é muito importante na vida desses portadores de deficiencias como uma forma deles se superarem e terem espectativas boas de futuro.

    ResponderExcluir