sábado, 29 de maio de 2010

Síndrome de Williams

A Síndrome de Williams também conhecida como síndrome Williams-Beuren é uma desordem genética que, talvez, por ser rara, freqüentemente não é diagnosticada. Sua transmissão não é genética. O nome desta síndrome vem do médico, Dr. J.C.P. Williams que a descreveu em 1961 na Nova Zelândia e pelo Dr. A. J. Beuren da Alemanha em 1962 . Acometendo ambos os sexos, na maioria dos casos infantis (primeiro ano de vida), as crianças têm dificuldade de se alimentar, ficam irritadas facilmente e choram muito. A síndrome de Williams é uma doença caracterizada por "face de gnomo ou fadinha”, nariz pequeno e empinado, cabelos encaracolados, lábios cheios, dentes pequenos e sorriso freqüente. Estas crianças normalmente têm problemas de coordenação e equilíbrio, apresentando um atraso psicomotor. Seu comportamento é sociável e comunicativo embora utilizem expressões faciais, contatos visuais e gestos em sua comunicação. Embora comecem a falar tarde, por volta dos 18 meses, demonstram facilidade para aprender rimas e canções, demonstrando muita sensibilidade musical e concomitantemente boa memória auditiva. Seu desenvolvimento motor é mais lento. Demoram a andar, e tem grande dificuldade em executar tarefas que necessitem de coordenação motora tais como: cortar papel, desenhar, andar de bicicleta, amarrar o sapato etc..

5 comentários:

  1. Interessante que estes sintomas da psicomotricidade e coordenação motora, são muito facil de identificar no dia a dia em nossos alunos, é importante nós professores, olharmos para nossos alunos com olhos clínicos, analisando suas ações e reações, para ser feito um trabalho especifico e eficaz, ajudando no seu desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  2. It is a disease quite different. I think it is a disease well hard!
    the motor development is slower and so on ...

    ResponderExcluir
  3. É uma doença interesante e diferente, eu nunda tinha ouvido falar dela. Eu não conheço ninguem que tenha essa doença, mas sei como elas são: nariz pequeno, cabelos encaracolados e etc.

    ResponderExcluir
  4. É uma doença pouco conhecida pelas pessoas quase não é falada por ninguem mais é sempre bom ter um conhecimento melhor para evitar o preconceito pois essas crianças podem ser diferentes mais são capazes de coisas como nós!

    ResponderExcluir
  5. essa doença e interesante ,nao conhecia. é bom também , para aprendermos a saber aceitar as pessoas como elas são. são como nós!

    ResponderExcluir