Na deficiência intelectual, o indivíduo apresenta desenvolvimento intelectual reduzido ou incompleto, não contando com instrumentos necessários à boa compreensão do mundo à sua volta.
Já na doença ou no transtorno mental, ele detém os instrumentos intelectuais necesários, mas apresenta funcionamento intelectual comprometido.
É importante sabermos usar as nomenclaturas corretas, pois são pessoas com características completamente diferentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É muito importante a nomenclatura correta, para que possamos realmente definir as doenças ou deficiência.
ResponderExcluirMas lembro que anos atrás se discutiu muito a respeito da nomenclatura sobre DEFICIENTE FÍSICO OU PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS, na minha opinião DEFICIÊNCIA todos nós temos em alguma coisa que não conseguimos fazer, realizar, pensar entre outros, e tambem somos portadores de uma necessidade, quem não tem alguma necessidade? Agora portador de necessidade ESPECIAL, ai sim estamos falando de necessidade que não é comum e que tem que ser vista e tratada de uma maneira profissional e especial. Por isso a nomenclatura é importantissímo, ainda mais para nós educadores.
Valeu professor grande abraço
A nomenclatura além de estabelecer o diagnóstico, tem uma função social importante, pois é a partir dessa classificação médica, que a sociedade irá estabelecer suas realções para com este indivíduo. Portanto, é fundamental esta discussão! Parabéns pela inicativa! Estou visitando seu blog pela primeira vez, e gostei!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirinteressante essa Observção não sabia disso muito legal ta amostrando essa diferença entre as nomeclaturas que para mim era uma coisa só !!
ResponderExcluirExplicações como essa são fundamentais. Muitas vezes falamos as coisas sem saber seu real significado e acabamos ofendendo pelo simples fato de não sabermos tais diferenças.
ResponderExcluirImportante alertar para esses pontos, pois as vezes pelo fato de não sabermos o que significa aquilo que falamos, podemos magoar ou desestimular alguém com isso.
ResponderExcluirmuito importante a nomeclatura pois saberemos a partir dae como lidar com certos tipos de alunos cada deficiencia tem a suas dificuldades e cada uma delas devem ser tratada da maneira mais apropriadas nao se trata um aluno com disrritimia igual a um aluno que sofre de paralisia cerebral entao logo temos que saber ao certo com que tipo de alunos estamos lidando e quais cuidados teremos que ter
ResponderExcluir